Prazo para entrega de passaportes pela PF passa de seis a 30 dias

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

PASSAPORTE

Postado em 20 de abril de 2016

Do Correio Braziliense

Os interessados em fazer passaportes a partir desta quarta-feira (20/4) terão de esperar um pouco mais para ter o documento em mãos. Segundo a PF, o tempo de espera, que antes era de seis dias úteis, passou a ser de 30 dias corridos.

A justificativa, de acordo com a Polícia Federal, é que a responsável pela produção dos documentos, a Casa da Moeda, teve um problema com um dos fornecedores, o que acabou resultando no atraso da produção do material. O serviço só deve ser normalizado em junho. O prazo estendido para a entrega é valido para todo o território nacional, mas o pedido inicial é feito normalmente nos postos de atendimento da PF.

Saiba como requerer um passaporte:

1 – Separe os seguintes documentos (originais):
» Certidão de Nascimento (menores de 12 anos sem RG) ou documento de identidade (maiores de 12 anos). São aceitos, nesse último caso, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Passaporte brasileiro anterior; Carteira Nacional de Habilitação expedida pelo Detran (modelo atual)
» Quem já teve o nome alterado por conta de matrimônio, separação ou divórcio deve ainda apresentar certidão de casamento
» Separe também título de eleitor e comprovante de voto na última eleição (nos dois turnos, se houve) ou certidão de quitação eleitoral.
» Homens de 18 a 45 anos também devem levar documento que comprove quitação com o serviço militar
» Os naturalizados precisam do certificado de naturalização
» Passaportes anteriores
» CPF do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado; de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos;
» Em caso de extravio, furto ou roubo do passaporte anterior, preencher e apresentar a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem
» Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso.

2 – Entre no site do Departamento de Polícia Federal e clique em Requerer Passaporte. Preencha os campos solicitados como nos documentos originais.

3 – Pague a GRU, que será gerada após o término do preenchimento do formulário. Lembre-se de levar o comprovante ao ir para o posto de atendimento agendado. Os postos de atendimentos são:
» Na Hora na Rodoviária do Plano Piloto e em Taguatinga (no shopping Top Mall). Telefones: 3905-6722, 3905-6729 e 3326-5420.

4 – O andamento da solicitação pode ser consultado no site da Polícia Federal
» O viajante pode consultar todos os endereços das embaixadas brasileiras no exterior por meio do site www.itamaraty.gov.br, no link O Brasil no exterior.

Júnior Trindade – Latino News Brasil

logo face latino

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar