Praias de Portugal: veja quais são as melhores e melhor época para...

Praias de Portugal: veja quais são as melhores e melhor época para visitar

68
Compartilhar

Tocando de Primeira

Portugal é um destino que possui uma incrível diversidade turística. Ao vermos o tamanho do país, não imaginamos o tanto de coisas que podemos encontrar. Montanhas, aldeias, castelos, parques naturais, neve e belas praias são apenas alguns exemplos do que encontramos ao explorar as belezas e riquezas de Portugal. Nesse artigo, vamos falar das praias de Portugal e dar algumas dicas sobre quais são as melhores e onde ir para encontrá-las. Ficou interessado? Dê uma olhadinha.

Como são as praias de Portugal?

Portugal tem um litoral muito grande, com praias de norte a sul do país. E como é de se esperar, são praias com visuais diferentes. E, melhor ainda, boas para conhecer, pois são ainda mais diferentes das praias brasileiras.

Tocando de Primeira

As praias de Portugal não têm muitas barraquinhas na areia e nem ambulantes vendendo coisas (algumas têm, mas é raro). E é muito comum ver toalhas estendidas sozinhas, pois as pessoas foram ao mar e deixaram as coisas na areia.

Mais ao norte de Portugal, venta muito e por isso é comum o uso de um “tapa vento” ou barracas. Lembram acampamentos e, mesmo incomum com o que estamos acostumados, acabamos por querer comprar uma também. E não é à toa: elas protegem do vento forte.

Ao sul, o vento não é tão intenso, então é possível aproveitar melhor a praia e o mar.

Você pode conferir um guia para fazer turismo em Portugal.

São bonitas?

As praias são muito bonitas e a paisagem ao redor compõe muito bem o ambiente. Em muitas praias (não posso falar de todas, pois não visitei Portugal de ponta a ponta) tem uma grande faixa de areia. Ou seja, bastante espaço para esticar a toalha. Todavia, saiba que, no verão, a época mais movimentada, faixa de areia acaba não dando conta.

São limpas?

Em todas as praias que eu já fui em Portugal, mesmo no auge do verão, as praias portuguesas costumam ser limpas. Em épocas mais cheias, é normal ver um pouco mais de sujeira, mas nada que atrapalhe o passeio.

São grandes?

As faixas de areia em algumas praias são imensas. Às vezes, temos que andar muito até chegar ao mar. Mas existem algumas praias de Portugal pequeninas, que parecem mais exclusivas.

Como é a água do mar?

Para os brasileiros acostumados a água mais morna, nas praias portuguesas a água é muito gelada. No norte e no sul. Ao norte, a água é muito mais gelada. No verão, por conta do clima mais ameno, a água é menos fria e é até possível tomar um banho de mar.

Veja também quais são as melhores praias da Europa!

Melhores praias de Portugal

Se seu objetivo é conhecer algumas das praias de Portugal, confira a lista das 20 principais delas. E aproveite o verão português, com muito sol, sal e mar.

1. Praia da Falésia

Essa praia fica em Olhos de Água, na região do Algarve. Com águas mais calmas, possui uma vista deslumbrante com uma falésia que encanta os turistas com as suas cores.

Endereço: Rua da Falésia Mar, 8200-593 Olhos de Água, Portugal

2. Praia Dona Ana

Localizada em Lagos, também na região do Algarve. Fica protegida do vento, devido às rochas que a rodeiam e que ainda proporcionam sombra aos banhistas.

Endereço: Dona Ana, 8600-315 Lagos, Portugal

3. Praia da Rocha

Essa praia fica em Portimão, na região do Algarve. Possui uma grande extensão de areia. Fica cheia de turistas durante o verão.

Endereço: Av. Tomás Cabreira, Portimão, Portugal

4. Praia São Rafael

A Praia São Rafael está localizada em Albufeira, uma das cidades mais visitadas no verão no Algarve. É uma praia pequena, com uma areia dourada, água transparente e rochas que formam uma paisagem única.

Endereço: Praia De São Rafael, 8200-613 Albufeira, Portugal

5. Praia Marinha

Localizada em Lagoa, na região do Algarve, essa praia possui águas cristalinas que permitem ver o fundo do mar e apreciar a fauna e flora marinha. Uma paisagem única que merece ser apreciada. Além disso, esteve entre as 100 praias mais bonitas do mundo, segundo o Guia Michelin em 2007.

Endereço: Estr. da Marinha, Caramujeira, 8400-407 Lagoa, Portugal

6. Praia do Guincho

Localizada em Cascais, essa praia possui grande extensão de areia e águas cristalinas. É também muito procurada por pessoas que gostam de praticar esportes aquáticos.

Endereço: N247 13, 2750-642 Cascais, Portugal

7. Praia do Barril

Está localizada em Tavira, e o acesso é através de um mini trem. O mar é cristalino. Você ainda pode aproveitar para conhecer os restaurantes e bares ao redor da praia.

Endereço: 8800-531 Aldeamento das Pedras D’El Rei, Portugal

8. Cabanas de Tavira

É uma praia da freguesia de Cabanas de Tavira, do concelho de Tavira. É indicada para a prática de windsurf e vela. Para poder chegar a essa praia é necessário ir em um barco de pescadores.

Endereço: Largo da Armação da Abóbora, Tavira, Portugal

9. Praia de Odeceixe

Localizada na região do Alentejo, possui uma grande faixa de areia e falésias a norte e a sul. É banhada por um lado pelo mar e por outro pela Ribeira de Odeceixe.

Endereço: Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, 7630-174 Odemira, Portugal

10. Praia do Norte

Localizada em Nazaré, cidade mundialmente conhecida pelas ondas gigantes. A Praia de Norte possui uma grande extensão de areia. O mar é, às vezes, bravo e com ondas fortes, ideal para práticas de esportes. É, inclusive, uma das praias escolhidas para o circuito mundial de surf.

Endereço: Praia do Norte, Nazaré, Portugal

11. Praia do Porto Santo

Situada na ilha da Madeira, é considerada um dos segredos bem guardados da Europa. Seu mar calmo, e os 9km de areia fina, dizem ter qualidades terapêuticas. Se for por lá, aproveite para conhecer as outras atrações da Ilha da Madeira, também território português.

Endereço: Praia do Porto Santo, Madeira, Portugal

12. Praia da Galé

Também na região do Algarve, local que reúne algumas das praias de Portugal mais bonitas, a Praia da Galé fica em Albufeira. É famosa por reunir dunas e falésias, que dividem a faixa de areia em duas partes.

Endereço: Estrada da Galé, 8200-416 Albufeira, Portugal

13. Praia da Albandeira

Já se você gosta mais de praia com rochas do que com dunas e falésias, ainda no Algarve tem a Praia da Albandeira. Bem apropriada para quem gosta de mergulhar de snorkel, pois tem águas claras e lindas formações rochosas.

Endereço: Estr. de Albandeira, 8400-403 Porches, Portugal

14. Praia do Camilo

Para um belo passeio de barco na mesma região do Algarve, a Praia do Camilo ainda reserva algumas surpresas. As falésias e grutas foram escavadas pelo mar, formando cavernas e as chamadas “prainhas”. Ideal para um passeio em família. O acesso direto à praia é feito por uma longa escadaria.

Endereço: Praia do Camilo, 8600-315 Lagos, Portugal

15. Praia de Salema

Aproveitando o tópico de praias boas para se ir em família, a Praia de Salema, na Vila do Bispo, também no Algarve, é bastante recomendada. Foi eleita uma das melhores praias da Europa para famílias, segundo a publicação inglesa The Guardian.

Salema é, ainda, uma pequena vila de pesca. Além de um passeio por uma das mais belas praias de Portugal, é possível ver o regresso dos barcos no final do dia. E, ainda, aproveitar os frutos do mar frescos após a pesca nos restaurantes do povoado.

Endereço: Praia de Salema, 8600-315 Budens, Portugal

16. Praia dos Galapinhos

Essa praia, que fica no Parque Nacional da Arrábida, já ganhou o prêmio de melhor praia da Europa, em 2017. Localizada na região de Setúbal, próximo de Lisboa, é tida como um lugar perfeito no meio da natureza intocada.

Faz parte do Parque Natural da Serra da Arrábida, que inclui uma zona costeira com águas límpidas, além de pequenas baías. Passeio indicado para quem gosta de aventura: além da praia, ainda é possível conhecer todo o parque, com pequenas baías de água salgada.

Endereço: Praia dos Galapinhos, Setúbal, Portugal

17. Praia Osso da Baleia

Situada em Pombal, na Mata Nacional do Urso, a praia Osso da Baleia tem esse nome devido ao aparecimento de um esqueleto de baleia encontrado na costa, no início do século XX.

Escondida por detrás de dunas, a beleza está na vegetação ao redor da praia, boa para bons passeios. Pombal é um distrito de Leiria, bem ao centro de Portugal.

Endereço: Praia do Osso da Baleia, Carriço, Portugal

18. Praia do Moledo

Para os que gostam de esportes aquáticos como surf e windsurf, a Praia do Moledo, no norte do país, é uma boa opção. Considerada uma das praias mais bonitas do Norte, a 97,4k m do Porto, a praia fica rodeada pela Mata do Camarido.

A prática de esportes se deve ao vento, que provoca forte ondulação no mar, dando boas condições.

Endereço: R. de Fontela 324, 4910-249 Moledo, Portugal

19. Praia da Ilha do Pessegueiro

A bonita praia da Ilha do Pessegueiro fica na região do Alentejo e Costa Vicentina, dentro da aldeia de Porto Corvo. Dentre as diversas praias bonitas do local, esta possui uma das vistas mais bonitas da ilha.

Endereço: Fonte de Mouro, Sines, Portugal

20. Praia de Matosinhos

E quem estiver passando pela cidade do Porto e quiser pegar uma praia, a dica é subir no metrô e descer na estação Matosinhos Sul. É possível ir à Praia de Matosinhos em qualquer época do ano, nem que seja para uma caminhada no calçadão para ver a vista.

A Praia de Matosinhos é extensa e formada por outras pequenas praias como: Leça da Palmeira, Pedras do Corgo, Praia da Agudela, Praia do Marreco, dentre outras.

Endereço: Av. Norton de Matos, 4450-208 Matosinhos, Portugal

Praias de Portugal: qual a melhor estação do ano?

Para “fazer praia”, como se diz em português de Portugal, o ideal é ir no final da primavera e no verão. É a época em que o tempo está mais ameno, e até mais quente. Principalmente mais ao sul, onde as temperaturas são mais altas.

Mas para dar uma olhada no mar e apreciar a vista, qualquer tempo é bom.

No verão as praias ficam cheias

No auge do verão, entre junho e agosto, é o período em que as praias estão mais cheias de turistas. É uma época boa por causa do calor, porém mais lotado. Em setembro, fim das férias, já começa a esvaziar.

Se você resolver ir no verão, faça reservas de hotel com antecedência, e compre logo as passagens. Assim, garante que vai conseguir os melhores preços e possibilidade de vaga. No mais, aproveite a viagem e não tenha medo de entrar no mar. É frio, mas acostuma e vale a pena.

Como chegar nas praias de Portugal

Portugal é muito bem servido de transportes intermunicipais e boas estradas. Você pode ir de carro para as praias ou, se preferir, ir de trem, ou comboio como chamam os portugueses, para as principais localidades.

Para alugar carro em Portugal, acesse o comparador de preços RentCars e verifique as condições para locação.

No caso do trem, caso ele não chegue diretamente na praia, ao chegar na cidade mais próxima basta pegar um ônibus (autocarro em Portugal) com destino às areias e o mar.

Confira a lista de empresas de autocarro, além do site Comboios de Portugal, e pesquise a melhor maneira de chegar no destino final.

Para as praias da Ilha da Madeira, são duas as opções: de avião, a partir do Porto e de Lisboa. A região possui dois aeroportos: o Internacional da Madeira, no concelho de Santa Cruz, e o aeroporto da ilha do Porto Santo.

Também é possível ir de navio cruzeiro ou de ferry boat, ambos a partir de Funchal. O ferry chega na Vila Baleira, na ilha do Porto Santo.

Fonte:

Tocando de Primeira