O paraíso é logo ali

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

image4

Olá viajantes. Aqui quem vos fala é uma atriz, curiosa, amante da natureza e uma convicta aventureira, chamada por Elen, ou Elenzinha, Elenilda, como preferir. Trago-lhes essa coluna com algumas experiências turísticas nesse Ceará de tantas belezas desconhecidas e que, com certeza, vai te fazer pegar o próximo voo e aterrissar nessa terrinha deliciosa: a “Terra da luz”. Aqui você vai encontrar das mais quentes e belas praias ao friozinho aconchegante das serras desse estado cheio de surpresas. Você que está lendo esse post, provavelmente deve estar cansado (a) da rotina intensa de trabalho, trânsito caótico e reclamações diárias, não é mesmo? Então deixa eu te levar ao nosso primeiro destino, uma praia tranquila, com uma pedra que não passa despercebida, uma árvore preguiçosa e uma duna com o pôr-do-sol mais lindo do Brasil, quiçá do mundo: conheça a paradisíaca Jericoacoara.

Jeri (para os mais íntimos) é uma espécie de vilarejo, muito charmoso, diga-se de passagem.  O asfalto natural é a areia, portanto, não é permitida a entrada de veículos, a menos que sejam 4×4 e alguns credenciados para realizar o transporte dos turistas. Para preservar a iluminação oriunda da lua e as estrelas ao redor, a vila não possui postes de luz, dando um charme a mais a esse lugar mágico. Um barato, não é?

image2

A cidade é regada pelo turismo esportivo, oferecendo várias modalidades de esportes sobre as calmas ondas de sua praia. Atletas de kitesurf do mundo todo se reúnem em Jericoacoara para aproveitar a temporada de ventos e exibir suas manobras. O windsurf, surf e stand up paddle não ficam para trás. A bela vila se torna mais especial ainda por ser um lugar onde se pode contemplar o sol se pôr no mar, em todas as tardes do ano. Moradores e turistas dos quatro cantos do mundo se encontram no alto da grande duna de areia para ver esse espetáculo natural, um show de raios solares e, como numa aquarela, traça uma bela pintura no céu desse paraíso.

O anoitecer de Jeri é sem igual. Simplicidade, sofisticação e magia, tudo numa noite só. Uma vasta opção de restaurantes conceituados com uma culinária de tirar qualquer um da dieta. Se você curte uma noite mais animada, a cidade oferece um forró pé de serra pra “gringo” nenhum botar defeito e um samba de raiz gostoso, com o melhor da música popular brasileira. Fica ao seu critério. Em feriados prolongados, festas de outros estilos, podendo citar a música eletrônica, paira sobre a cidade e te proporciona momentos de alegria e comunhão com os seus. Vale a pena experimentar.

image1

Mas o Parque Nacional de Jericoacoara não se concentra apenas na pequena vila. Nesse lugar de belezas naturais também se encontram as praias de Guajirú, Preá e Tatajuba, além das belas águas azuis da Lagoa do Paraíso. Há muito que desbravar, a exemplo da Pedra Furada, que o turista não pode deixar de visitar, e a famosa Árvore da Preguiça, com sua estrutura intrigante. Vale a pena fazer uma bela foto pertinho dela.

Para finalizar, já com saudades das lindas experiências que nessa vila pude viver, deixo registrado que o mais instigante ainda de presenciar é o intercâmbio cultural. Pessoas de diferentes nacionalidades, costumes e culturas, trocando vivências e experiências. Esses fatores com certeza tornam Jericoacoara um lugar mais especial, mágico e diferente a cada visita. É impossível conhecer esse paraíso e voltar a mesma pessoa. É uma espécie de purificação na alma, leveza no esprírito e contato terno com a natureza. Indescritível. Vem pra Jeri!

Elen Sales

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar