Jogos de Aventura e Natureza: promovendo o esporte e o turismo no...

Jogos de Aventura e Natureza: promovendo o esporte e o turismo no Paraná

45
Compartilhar

Tocando de Primeira

Os Jogos de Aventura e Natureza que estão acontecendo desde último dia 09 de agosto no litoral paranaense, são uma grande oportunidade para associar a pratica de esportes ao turismo. A ideia dos jogos é justamente essa, motivar a comunidade a se envolver com o esporte e fomentar o turismo do Estado.

Tocando de Primeira

Os jogos acontecerão em três regiões do Estado, sendo dividas em cinco etapas durante os próximos meses. O litoral foi a primeira a receber os competidores e turistas, sendo que seis cidades estão envolvidas: Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Morretes.

As duas próximas etapas serão na região de Lindeiros. Uma, dos dias 07 a 15 de setembro, nas cidades de Guaira, Mercedes, Terra Roxa, Marechal Candido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e São José das Palmeiras. A outra, dos dias 21 a 29 de setembro, em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, Missal, Diamante D’Oeste e Santa Helena.

A quarta etapa será dos dias 19 a 27 de outubro, novamente nas cidades do litoral. E a última, acontecerá na região de Angra Doce, nas cidades de Carlópolis, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Siqueira Campos e Jacarezinho, dos dias 23 de novembro a 01 de dezembro.

O evento foi organizado para atingir diferentes públicos, por isso durante a sua realização sempre haverá modalidades de competição, apresentação e oficinas.

As competições e apresentações acontecerão sempre aos fins de semana, facilitando a presença de participantes de fora da cidade. Já as oficinas, voltadas principalmente para a comunidade, ocorrerão também durante a semana.

Na categoria de competição, os participantes poderão se inscrever nas seguintes modalidades esportivas: Aquathlon, Bmx, Montain Bike, Body Bodyboarding, Corrida de Aventura, Futevôlei, Surf, Beach Soccer, Corrida de rua, Handbeach, Paraquedismo, Skate, Vela, Beach Tennis, Canoagem de Velocidade, Cross Country, Slackline e Vôlei de Praia.

Entre as modalidades de apresentação estão o Rally, o Wakeboarding, o Balonismo, o Parapente e o Jipe. Não é necessário fazer inscrição para assistir essas modalidades. Os atletas que estarão se apresentando estão sendo convidados pela organização do evento.

A comunidade poderá, além de acompanhar as competições e apresentações, também participar de oficinas esportivas, que estarão disponíveis durante cada etapa do evento. As modalidades esportivas incluídas nesta categoria são: Cicloturismo, Escalada, Stand Up Paddle, Parapente, Rugby, Canoa Havaiana, Skate, Beach Tennis, Pesca Esportiva e Slackline.

Em cada uma das regiões onde os Jogos de Aventura e Natureza acontecerão, é possível viver experiências turísticas, já que elas são ricas em atrativos naturais, culturais e históricos.

A região do Litoral, além das praias, pode proporcionar diversas aventuras em algumas das áreas de preservação da Mata Atlântica. Em quase todas as cidades é possível encontrar um passeio interessante para quem é apaixonado pela natureza.

A região dos Lindeiros, muito conhecida por causa das Cataratas do Iguaçu, pode propiciar muitas outras experiências, uma delas é no Turismo Rural, que acontece em cidades vizinhas a Foz do Iguaçu. Já na região de Angra Doce, além do ecoturismo, também é possível conhecer a história do café no Paraná, visitando antigas fazendas.

Para saber o que visitar em cada uma das cidades que sediarão os jogos.

Para saber mais sobre as próximas etapas dos Jogos de Aventura e Natureza e participar.

Sobre a viajante:
Meu nome é Keila Kubo, amo viajar pelo Paraná com minha família e compartilhar nossas deliciosas experiências no Blog Turistando Pelo Paraná. Estou acompanhando os Jogos de Aventura e Natureza e vou contar para você sobre minhas aventuras em cada região por onde os jogos estão acontecendo.

Fonte: G1

Tocando de Primeira