Tecnologia pretende ajudar recifenses a ficarem em casa

Tecnologia pretende ajudar recifenses a ficarem em casa

23
Compartilhar

Tocando de Primeira

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, divulgou, em coletiva realizada na tarde desta terça-feira (24), novas ações do Plano Municipal de Contingenciamento Covid-19. Em parceria com a empresa recifense In Loco, Geraldo Julio mostrou a nova tecnologia que pretende ajudar a população da capital a se manter isolada em sua casa. Com uso da tecnologia de geolocalização indoor, a ferramenta possibilita um mapeamento social. Cerca de 700 mil aparelhos serão notificados.

A iniciativa permite que a PCR planeje e direcione ações, concentrando os esforços onde há um grande aglomerado de pessoas nas rua – vale lembrar, que no combate ao coronavírus, os órgãos de saúde recomendam que os cidadãos evitem sair de suas casas. A tecnologia começou a ser usada no último sábado (21) e, até o momento, o ranking dos bairros que melhor cumpriram as recomendações apresentado pelo prefeito tem Paissandu, Derby, Poço da Panela, Totó, Porto da Madeira, Cabanga, Guabiraba, Campo Grande, Várzea e Beberibe.

Tocando de Primeira

“Estamos monitorando bairro a bairro, com dados coletivos, para saber onde a orientação de isolamento está sendo cumprida. Isso permite ações, porque você conhece os bairros onde isso está sendo adotado. Assim, pode orientar carros de som, enviar notificações por celular e adotar outras ações de comunicação”, explicou Geraldo Júlio.

Apesar do monitoramento, o prefeito garantiu que a PCR não terá acesso aos dados das pessoas. “Quero falar que os dados estão seguros. Se trata de uma ação coletiva, nada individual. A ideia é apenas saber onde as pessoas estão se movimentando mais. Sabemos que não vamos atingir a todos, uma vez que temos crianças e outras pessoas que não possuem celular. Entretanto, conseguiremos ter uma noção do alcance que vamos ter em cada bairro.”

Entre as 145 ações da prefeitura no combate à Covid-19, o uso de carro de som nos bairros será uma estratégia para conscientizar a população e já vem sendo praticado no Recife. Bairros como Ibura, Jordão, Afogados, Córrego do Jenipapo, Vasco da Gama, Casa Amarela, Beberibe, Água Fria e UR-11, onde o fluxo de gente ainda segue grande, já receberam a ação. Ao todo, quatro veículos estão circulando na capital pernambucana.

“Dependendo do índice de isolamento da população, vamos direcionar os carros para os bairros que cumprirem menos as medidas. Serão enviadas notificações para algum aplicativo que o usuário tenha instalado no celular. Todos que estão sendo monitorados receberão algum tipo de aviso”, ressaltou.

Fonte: Folha de PE

Tocando de Primeira