Mais de 30 foliões são atestados positivamente para HIV no carnaval de Salvador

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

SAÚDE

Postado em 09 de fevereiro de 2016

Da EBC

Quase 150 foliões tiveram o resultado positivo para HIV, hepatite C e sífilis nos cinco primeiros dias de carnaval em Salvador. O Projeto Fique Sabendo, da Prefeitura Municipal contou com duas unidades instaladas nos circuitos da folia, atuou na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST’S) e incentivou a detecção precoce dessas enfermidades com testes rápidos.

Ao chegar a um dos postos de atendimento, o folião ficou sabendo do resultado 30 minutos depois, a partir de uma gota de sangue. Este ano, cerca de 3 mil exames foram feitos: para HIV, 31 casos foram confirmados, 105 para Sífilis e 10 para Hepatite C.

Segundo a Prefeitura de Salvador, o posto da Barra (Circuito Dodô), foi o local que mais fez testes (1.560), seguido da unidade do Centro Histórico com 1.341 testes coletados.

As unidades funcionaram até às 21h de hoje (9), no Centro Histórico e até as 22h, na Barra. As pessoas que descobriram ser soropositivas receberam assistência de uma equipe com vários profissionais (enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e bioquímicos) que realizaram a triagem e o encaminhamento para exames específicos em uma unidade de saúde.

Durante os dias de carnaval, a Secretaria de Saúde da cidade distribuiu preservativos e orientou os foliões sobre a importância de se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis. Nos estabelecimentos da cidade, camisinhas foram distribuídas gratuitamente nos balcões. Além disso, nos circuitos, caixas com preservativos foram instaladas em frente às unidades de saúde, para que o cidadão retirasse os preservativos com facilidade. No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde identificou 36 casos de pessoas soropositivas, 150 para sífilis e cerca de 25 para Hepatites B e C.

Júnior Trindade – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar