URGENTE: por 11 x 9, relatório que pede cassação de Cunha é aprovado

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

POLÍTICA

Postado em 14 de junho de 2016

Do Correio Braziliense

Chegou ao fim o processo mais longo da história do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Por 11 votos a 9, os deputados aprovaram o parecer que pede a cassação do presidente afastado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Dona do voto mais esperado do colegiado, a deputada Tia Eron (PRB-BA) traçou o destino de Cunha e, como ela mesma dise, “votou com a consciência”. Outro voto decisivo foi o do deputado Wladimir Costa (SD-PA), que contrariou as expectativas e votou a favor do relatório do deputado Marcos Rogério (DEM-RO).

A cassação de Cunha ainda precisa ser aprovada em plenário por maioria absoluta em Plenário e ter 257 votos, ou seja, a metade mais um dos parlamentares. A defesa afirmou que recorrerá da decisão à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A votação foi nominal e declarada no microfone. O parecer é agora encaminhado à CCJ, onde a defesa tem cinco dias úteis para apresentar o recurso.

Tia Eron disse que votou com “a consciência”. “Não posso absolver o representado nesta tarde. Eu não posso. Quero votar sIm, com o relatório”, disse, ao declarar sua posição. Mais do que o voto da deputada, foi o anúncio de Costa que levou surpresa ao colegiado. O deputado Laerte Bessa (PR-DF) criticou o colega, ao votar contra o relatório. “Não vou me acovardar como o Wladimir. Que provem o contrário no supremo. Mas aqui não tem nos autos que ele mentiu. Voto contra o relatório”, disse.

Antes do início da votação, o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, disse que Cunha foi alvo de um “linchamento” e não de um julgamento no Conselho.

Favoráveis ao afastamento

Paulo Azi (DEM-BA)
Tia Eron (PRB-BA)
Wladimir Costa (SD-PA)
Leo de Brito (PT-AC)

Valmir Prascidelli (PT-SP)
Zé Geraldo (PT-PA)
Betinho Gomes (PSDB-PE)
Júlio Delgado (PSB-MG)
Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS)
Sandro Alex (PSD-PR)
Marcos Rogério (DEM-RO)

Contrários ao afastamento

Alberto Filho (PMDB-MA)
André Fufuca (PP-MA)
Mauro Lopes (PMDB-MG)
Nelson Meurer (PP-PR)
Sérgio Moraes (PTB-RS)
Washington Reis (PMDB-RJ)
Laerte Bessa (PR-DF)
João Carlos Bacelar (PR-BA)
Wellington Roberto (PR-PB)

Júnior Trindade – Latino News Brasil

logo face latino

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar