Pelo interesse público ou pessoal? O ex- presidente Lula toma posse como ministro da Casa Civil

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

POLÍTICA

Postado em 17 de março de 2016

Jornal Cruzeiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como ministro da Casa Civil em cerimônia no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira (17).

Lula foi bastante aplaudido na hora da assinatura do termo de posse, mas parlamentares da oposição se manifestaram pouco antes da declaração da presidente Dilma Rousseff, dentro do Planalto. O protesto dos opositores foi respondido por membros do governo com gritos de “não vai ter golpe”.

A cerimônia ocorre após a divulgação de uma conversa telefônica entre Lula e a presidente Dilma Rousseff, na qual ela disse que encaminharia a ele o “termo de posse” de ministro. Dilma diz a Lula que o termo de posse só seria usado “em caso de necessidade”.

Os investigadores da Lava Jato interpretaram o diálogo como uma tentativa de Dilma de evitar uma eventual prisão de Lula. Se houvesse um mandado do juiz, de acordo com essa interpretação, Lula mostraria o termo de posse como ministro e, em tese ficaria livre da prisão.

A gravação foi incluída no inquérito que tramita em Curitiba pelo juiz federal Sergio Moro.

Lula chegou pela manhã em Brasília para a posse no Planalto. Além de Lula, tomam posse Eugênio Aragão (Justiça), Mauro Lopes (Secretaria de Aviação Civil) e Jaques Wagner (Chefe de Gabinete Pessoal).

O vice-presidente Michel Temer não participou da cerimônia no palácio. Segundo sua assessoria, ele “não pode comparecer à posse de um ministro que afronta a decisão soberana da convenção nacional do PMDB de não ocupar cargos no governo”. É uma referência direta a Mauro Lopes, que assume a Aviação Civil. A expulsão de Lopes do PMDB será analisada a partir de sexta.

O ministro Jacques Wagner não estava presente no início da cerimônia porque, segundo a presidente Dilma, estava viajando a Brasília “de avião de carreira” e “não de avião da FAB”.

Neto Lira – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar