Cunha deve ser notificado de processo no Conselho de Ética nesta segunda-feira

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

POLÍTICA

Postado em 07 de março de 2016

Do G1

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve receber nesta segunda-feira (7) a notificação sobre a decisão do Conselho de Ética de dar prosseguimento ao processo disciplinar contra ele. A partir daí, será aberto prazo de 10 dias úteis para que ele apresente defesa ao colegiado.

A entrega da notificação foi agendada para o início desta semana após uma primeira tentativa, na última quinta-feira, quando o peemedebista se recusou a receber o documento alegando que estava em reunião.

Após uma série de adiamentos, foi na madrugada da última quarta-feira que o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, com placar apertado, o relatório preliminar que pede a continuidade das investigações sobre a acusação de que ele teria ocultado contas bancárias secretas na Suíça e mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras. Cunha nega ser o dono das contas, mas admite ser o beneficiário de ativos geridos por trustes no exterior.

Em outra frente, também na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) transformou Eduardo Cunha em réu na Operação Lava-Jato. Os 10 ministros que participaram do julgamento votaram pelo recebimento da denúncia por lavagem de dinheiro e corrupção passiva contra o deputado, acusado de ter recebido, no mínimo, US$ 5 milhões em propina por contratos de dois navios-sonda da Petrobras.

Com a decisão da Corte, concluída na tarde de quinta-feira, o presidente da Câmara se tornou o primeiro parlamentar réu na operação que investiga o esquema de corrupção na estatal. Ele passa a responder à ação penal, que pode levá-lo à prisão no futuro.

Júnior Trindade – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar