Veja a maneira correta de oferecer comida caseira para os cães

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

PET

Postado em 20 de agosto de 2016

G1

Muita gente gosta de dar a mesma comida que consome para os animais de estimação, principalmente cães, que, segundo estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 52,2 milhões no País. O que a princípio pode ser uma atitude de carinho e vínculo com o bichinho também pode representar riscos à saúde dele, caso não tenha um acompanhamento veterinário.

Alimentos proibidos e permitidos

Carolina Tucci ressalta que é sempre importante saber quais os alimentos que não são recomendados aos cães: chocolate, café, álcool, frutas como uvas e passas, açaí, carambolas, cebolas, macadâmia, pães e biscoitos possuem alto nível glicêmico, ou seja, uma grande quantidade de açúcar, que pode torná-los obesos. “Donos de cães em condições especiais, que já tiveram cálculo renal, por exemplo, não podem comer alimentos como beterraba e vegetais de folhas escuras, como couve”, alerta.

Já para os animais que não possuem restrição alimentar, os donos podem preparar refeições com carnes magras, carboidratos de baixo índice glimêmico, como batata doce, inhame, arroz integral, vegetais como abobrinha, chuchu, cenoura e folhas verdes. Vísceras, como fígado, também podem ser incluídas na dieta.

Perigos

A refeição natural para cães, caso sejam alimentados com comida humana de forma incorreta, pode tornar os animais obesos ou muito magros, além de desenvolver má formação óssea em filhotes, ter problemas reprodutivos, anemia e queda de pêlos. Entretanto, quando preparada de maneira correta, a alimentação possui benefícios.

“Melhora a pelagem, diminui o odor das fezes e pode reduzir o risco de doenças crônicas em longo prazo, até mesmo o câncer. Mas, para isso, deve ser preparada de maneira correta e com os ingredientes certos”, diz Carolina. A empresária do ramo de comidas para animais ressalta que os donos podem procurar ajuda em livros e até encontrar porções prontas. “A pessoa pode contar também com empresas especializadas para preparar e balancear adequadamente as refeições dos cães.”

Júnior Trindade – Latino News Brasil

logo face latino

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar