Rússia ficará fora dos Jogos Paralímpicos da Rio 2016

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Olimpíadas Rio 2016

G1

Depois de ter grande parte de seus atletas impedidos de disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Rússia ficará fora também dos Jogos Paralímpicos. De acordo com o site da britânica BBC, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) acolheu, no início da manhã desta terça-feira, o pedido do Comitê Paralímpico Internacional, negou o recurso russo e baniu todos os competidores do país da competição.

A decisão do Comitê é baseada no que foi chamado “operação de doping programado pelo estado russo”, e, de acordo com o painel do CAS, “foi proporcionada pelas circunstâncias”. O Comitê diz ainda que a Rússia não apresentou nenhum contra-argumento para provar o contrário.

O presidente do Comitê Paralímpico, Sir Philip Craven, descreveu a política antidoping russa como um sistema “quebrado, corrupto e inteiramente comprometido”.

– A decisão de hoje sublinha nossa forte crença de que doping não tem lugar no esporte paraolímpico e melhora nossa capacidade de assegurar uma competição leal e no mesmo nível para os atletas paraolímpicos de todo o mundo – afirmou Sir Craven.

O parecer oficial será publicado mais tarde. A decisão contrasta com a do Comitê Olímpico Internacional, que não baniu os atletas russos em sua totalidade. No fim, 270 competidores puderam disputar os Jogos Olímpicos do Rio, e a Rússia ganhou 56 medalhas no total.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam no dia 7 de setembro.

Entenda o caso

Richard McLaren, professor de direito canadense, publicou um relato afirmando que o ministro dos Esportes da Rússia manipulou amostras de urina dos atletas entre 2011 e 2015. Foram identificadas 27 amostras de oito atletas paraolímpicos, cinco dos quais disputariam os Jogos do Rio. O Comitê Paralímpico também achou evidências de que amostras teriam sido trocadas nos Jogos de Interno de Sochi 2014.

Neto Lira  – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar