Rua 25 de março – 150 Anos

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Hoje, 25 de março de 2015, não podemos deixar de prestar nossa homenagem a uma das mais importantes ruas do Brasil, a Rua 25 de Março.

Localizada na cidade de São Paulo/SP, considerada o maior centro comercial da América Latina, pois consiste em um dos mais movimentados centros de compras varejista e atacadista da cidade, situada bem no centro da cidade de São Paulo, próxima ao Mercado Municipal, da Estação de metrô São Bento e da Praça da Sé. Hoje em dia, ela é vista não só como um centro comercial, mas um dos principais pontos turísticos da capital paulista.

Um dos grandes entraves do comércio local é o alto número de barracas de camelôs que disputam espaço com as lojas comerciais, vendendo os mais diversos produtos nacionais e importados, sem o reconhecimento oficial.

Nas suas proximidades existem diversas galerias que vendem produtos importados a baixo custo, com destaque aos aparelhos eletro-eletrônicos, podemos citar a Galeria Pagé, conhecida pela grande gama de produtos postos à venda, o Shopping 25 de março, entre outros estabelecimentos comerciais.

O primeiro registro aponta a existência da rua em 1865, em substituição à Rua de Baixo, fato revelado por Lineu Francisco de Oliveira no livro Mascates e Sacoleiros.

Seu nome é uma homenagem dada pela Câmara Municipal e pelo Poder Executivo, referente ao dia em que foi redigida a primeira Constituição Brasileira de 1824. Foi outorgada pelo imperador D. Pedro I.

O registro da 25, como é conhecida pelos paulistanos, foi feito em 1865. A descoberta do documento é creditada ao pesquisador Lineu Francisco de Oliveira, no livro “Mascates e Sacoleiros”. O livro conta que a história da rua está ligada à origem da cidade de São Paulo.

Edvaldo Trindade – Latino News Brasil

25com gen carneirotone rua-25-de-marco

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar