Representantes da Agência Brasileira de Inteligência irão à França

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

NOTÍCIA

Postado em 17 de julho de 2016

G1

Representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informaram no sábado (16), após simulação antiterrorismo para a Olimpíada na estação de trem de Deodoro, na Zona Oeste do Rio, que irão à França nesta segunda-feira (18) para trocar informações com autoridades do país sobre terrorismo, como mostrou o Jornal Nacional.

Na última quinta-feira (14), em Nice, sul da França, o tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel matou pelo menos 84 pessoas ao invadir com um caminhão uma área em que se comemorava o Dia da Bastilha. O país foi alvo de ao menos 10 atentados desde janeiro de 2015.

“Nós vamos avaliar, voltar aqui, e reavaliar nossas posições, nossa avaliação de inteligência”, explicou o coordenador-geral da Área de Inteligência para os Jogos, Saulo Moura.

O coordenador-geral de Segurança Pública dos Jogos, Cristiano Barbosa Sampaio, disse que o Brasil está em alerta amarelo, já que não há uma ameaça concreta contra o país.

“Ele é caracterizado pelo aumento da atenção e do nível de resposta em relação ao cotidiano. Isso pode evoluir para o laranja ou para o vermelho, de acordo com alguma ameaça concreta que seja identificada com relação ao Brasil”, acrescentou.

Simulação
Forças da segurança fizeram, no sábado, exercício integrado de enfrentamento a ameaças externas na estação de Deodoro. A ação, que simula um possível ataque terrorista com explosão de uma bomba, teve 500 pessoas envolvidas. O objetivo era saber se as equipes estão preparadas para agir em casos extremos.

O Complexo Esportivo de Deodoro vai receber cerca de 11 modalidades olímpicas: hipismo, mountain bike, ciclismo BMX, pentatlo moderno, tiro esportivo, canoagem slalom, hóquei sobre grama, rúgbi e basquete.

A estação é a parada final para quem vai assistir aos jogos no local. Ao todo, 47 mil homens das forças de segurança vão atuar na Olimpíada do Rio.

Na sexta-feira (15), tropas das Forças Armadas desembarcaram na Base Aérea do Galeão para atuar no esquema de segurança da Olimpíada, que tem abertura oficial no dia 5 de agosto. O voo reuniu cerca de 200 militares da Força Aérea e da Marinha em Roraima, Amazonas e Pará e foi o primeiro no novo Boeing 767 comprado para o transporte de tropas.

No mesmo dia, o presidente em exercício Michel Temer disse, em entrevista à GloboNews, que o país está “preparadíssimo” para enfrentar ameaças de terrorismo durante a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Neto Lira – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar