Quanto o mundo depende de petróleo e gás da Rússia?

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
398669281 123457537gettyimages 124037211

Os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia anunciaram que vão restringir as importações de petróleo russo. A medida foi tomada depois que a Rússia alertou que poderia cortar o fornecimento de gás aos países europeus se o boicote às importações de petróleo do país fosse adiante.

Nesta reportagem, entenda os principais dados relacionados ao comércio de petróleo e gás da Rússia.

Que sanções existem sobre o petróleo e gás russos?

Os EUA anunciaram uma proibição completa das importações russas de petróleo, gás e carvão, depois que a Ucrânia fez um apelo para que as sanções fossem ampliadas.

O Reino Unido deve acabar gradualmente com as importações de petróleo russo até o fim deste ano, e a União Europeia está reduzindo suas importações em dois terços.

O governo britânico diz que a medida permite tempo suficiente para encontrar outros fornecedores.

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, afirmou que rejeitar o petróleo russo levaria a “consequências catastróficas para o mercado global”.

Os preços do petróleo e do gás já subiram drasticamente e podem aumentar ainda mais se a Rússia interromper as exportações.

Mas não se trata apenas de combustível – o custo de vida em diversos países será afetado, com os preços globais das commodities subindo ainda mais.

Fonte: BBC News

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar