Preço do tomate sobe 40% em MT e restaurantes mudam cardápio

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

INFLAÇÃO

Postado em 21 de maio de 2015

Do G1 MT

Alguns restaurantes passaram a servir a fruta só aos finais de semana.
Inflação seria um dos fatores para a alta do tomate.

O preço do tomate aumentou cerca de 40% em relação ao mês passado, em Mato Grosso. O quilo que, em abril custava R$ 6,29, chega a custar R$ 9 nos supermercados pesquisados pelo G1. O reajuste já obriga os restaurantes e consumidores a reduzirem a quantidade ou retirarem a fruta no cardápio.

Segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o estado tem apenas 15 hectares de plantação de tomate. A maioria do fruto consumido pelos mato-grossenses vem de outros Estados.

Os últimos resultados da pesquisa que mede o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontam aumento de cerca de 49% no valor do tomate do início do ano até agora. O cenário do varejo no estado acompanha o aumento que o tomate vem tendo nacionalmente.

A dona de casa Bernadete Luciana de Lurdes disse ter ficado assustada com o aumento. “Quando vi o quanto aumentou, fiquei assustada. Não compro [tomate] faz uma semana. E não tem como substitui-lo por outro alimento e acabo ficando sem”, contou.

Devido o reajuste, os restaurantes procuram alternativas para não aumentar o custo e manter o preço da refeição. O Restaurante Alex, que fica na Avenida Tenente Coronel Escolástico, em Cuiabá, por exemplo, reduziu a quantidade de tomate servida durante a semana.

Júnior Trindade – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar