Pesquisa revela que o número de mortes no trânsito de Recife ultrapassa São Paulo

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Em 2014, houve 24 mortes por grupo de 100 mil habitantes no Recife. Em São Paulo, foram oito por grupo de 100 mil, no mesmo período. Quando a meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2020 é de seis óbitos por 100 mil habitantes. O Recife tinha população de pouco mais de 1,6 milhão de habitantes e quase 400 mil carrros. São Paulo contava 11,3 milhões de pessoas e mais de 5 milhões de veículos.

“A gente tem que mudar a estrutura. Tem que separar espaço para o ônibus, o espaço para o automóvel e o espaço para o ciclista. Precisa também melhorar a situação do pedestre e deixar a cidade mais circulável para o maior número de pessoas. Atualmente, as pessoas têm medo de andar no trânsito”, pontuou César Martins do Observatório do Recife e membro da Associação Metropolitana de Ciclistas da capital.

Adepto da utilização da bicicleta como meio de transporte, César ainda critica o fato da cidade ter menos de 2% de estrutura cicloviária. “Você vê no estudo uma porcentagem muito baixa de estrutura cicloviária e isso reflete no número de mortes”, completou. A pesquisa completa será divulgada na noite desta terça-feira (24).

Em nota, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) alegou que vem  instalando 76 equipamentos de fiscalização eletrônica desde 2014. “Os equipamentos são responsáveis por inibir infrações como excesso de velocidade, avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestre. Essas ações estão diretamente ligadas à redução de cerca de 30% do número de vítimas fatais no trânsito do Recife, se considerarmos os dados obtidos entre os anos de 2012 a 2015”.

Neto Lira- Latino News Brasil

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