Altruísmo é tudo

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
WhatsApp Image 2020 09 27 at 12.44.39 PM

O empresário Nilton Zero Balla participou do programa Tendências do Mundo Business na Scalabrini Web radio, em Framingham, onde contou aos apresentadores João Arruda e Rose Nunes sobre sua vida de sucesso, seus sonhos e falou ainda dos vários projetos sociais que ele vem implementando ao longo dos anos.
Nascido em Alagoas, Nilton foi morar em Timbaúba na zona da mata norte de Pernambuco ainda bebê. Ali ele estudou e se tornou professor de geografia e história “mas eu não sou esquerdista”, ele faz questão de frisar. Além de lecionar por 17 anos em Timbaúba e dirigir três escolas, Nilton foi jogador de futebol profissional e foi campeão norte/ nordeste em salto triplo e salto em distância.

Vivendo a 20 anos nos EUA, Nilton montou a loja de pneus Zero Bala Tires, nome pelo qual é conhecido na comunidade. Hoje ele tem negócios também na República Dominicana e estuda abrir lojas no Brasil. Nos finais de semana ele ensaia com a banda que leva o nome do projeto, que montou com alguns amigos.
Compositor, percussionista e cantor, Nilton tem na veia nordestina o sangue de artista, como todo bom pernambucano. Além de empresário e artista, Nilton é também muito ligado à comunicação. Ele possui um portal de notícias o Latino News que tem sede nos EUA, na República Dominicana e em breve terá uma sucursal em Belo Horizonte.
Tocando de Primeira

Com ousadia, perspicácia e perseverança, Nilton iniciou a dois anos na cidade de Timbaúba, a primeira edição do projeto https://tocandodeprimeira.org/. Ele funciona na Fundação FUPAAN – Fundação Professor Amaro Antônio do Nascimento, uma homenagem merecida ao pai de Nilton, e oferece, no momento, aulas de futebol e de música. Pioneiro na região, o projeto nasceu com um objetivo único: oferecer uma oportunidade às pessoas menos favorecidas. Segundo Nilton, ele quer presentear o próximo com um pouco do muito que Deus tem lhe dado.

Nilton Nascimento disse que além de manter vivas as raízes culturais da região onde passou a maior parte de sua vida, as atividades do Tocando de Primeira promove o desenvolvimento de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Dessa forma, o projeto pretende tirar um pouco das mãos do poder público, o trabalho de ajudar na construção de uma visão mais ampla da realidade em que essas crianças estão inseridas, buscando, assim o exercício pleno de sua cidadania.

O projeto é ousado e pretende oferecer aulas de idiomas, mas o ponto forte é o futebol e a música. Por ser um estado muito rico culturalmente, onde há vários tipos de ritmos musicais diferentes, Nilton defende que é necessário valorizar esse dom artístico do povo pernambucano. “Eu acho que se a gente começar a tocar só a música pernambucana lá no estado de Pernambuco nós vamos garantir que essa cultura não se acabe nunca. Nós estamos vendo aí a infiltração de outros ritmos musicais que não fazem parte da nossa cultura. Não podemos trocar o bom pelo ruim”.

O Projeto Social “Tocando de Primeira” conta com a participação de muitos profissionais, diversos voluntários, vários entusiastas e 60 alunos em Timbaúba, mas Nilton quer expandir o projeto para outras regiões carentes do nordeste brasileiro e também para Governador Valadares, na região leste de Minas Gerais. “Vamos sempre procurar fazer o melhor que a gente puder para ajudar o maior número possível de famílias. O intuito desse projeto não é formar craques, nós queremos formar o cidadão”.
A idéia de levar o projeto para Governador Valadares conta com a parceria do tecladista da banda Tocando de Primeira, Ronald Pontes. Ronald também é um dos líderes da banda e a pessoa que incentiva o grupo quando as coisas parecem tomar um rumo diferente do que foi planejado. Assim que diminuírem as restrições impostas pela pandemia, a banda Tocando de Primeira está planejando uma série de shows pelo estado de Massachusetts, no intuito de arrecadar fundos para o projeto.

Rose Nunes

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar