Forte terremoto de magnitude 6,2 atingiu o centro da Itália

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Mundo

G1

Um forte terremoto de magnitude 6,2 atingiu o centro da Itália na madrugada desta quarta-feira (24) – horário local -, perto de Perugia (a menos de 200 km de Roma), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), organismo que registra os tremores em todo mundo.

Agências internacionais informam, com base na imprensa italiana, que o sismo matou um casal de idosos em Pescara del Tronto. Eles teriam morrido após uma casa desabar. A emissora italiana RAI, por sua vez, informa 6 mortos, mas não fala o local.

Os municipios de Amatrice (2.000 habitantes), Accumoli (700 habitantes) e Norcia (4.000 habitantes) sofreram danos graves, informaram autoridades.

Em Amatrice, na província de Rieti, o prefeito da cidade, Sergio Perozzi, afirmou que “metade da cidade” de 2.000 habitantes sofreu fortes danos e está em ruínas. “A metade da cidade já não existe, as pessoas estão sob os escombros”, lamentou Pirozzi, à emissora privada “Sky”.

“Os danos são numerosos”, confirmou o prefeito de Norcia, Nicola Alemanno.

O prefeito da cidade de Accumoli afirmou que é possível que o tremor tenho deixado mortos.  “Quatro pessoas estão sob escombros. Eles não estão mostrando sinal de vida. São dois pais e dois filhos”, segundo o prefeito Stefano Petrucci disse à RAI.

O tremor foi sentido por 20 segundos na capital, Romax, e no Vaticano, e ocorreu a apenas 10 km da superfície e a 76 km a sudeste de Perugia, às 3h36 do horário local (22h36 desta terça no horário de Brasília). Minutos depois, outro tremor, de magnitude 4,6, sacudiu Rieti, na mesma região. O sismo principal foi seguido por um outro, de magnitude 3,9, às 3h41, perto de Norcia, na província de Perugia, com epicentro a 7 km de profundidade. Há ainda relatos de outras réplicas na região.

Um porta-voz do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou que o governo monitora a situação, mas ainda não deu mais informações sobre o tremor.

Neto Lira – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar