” Efeito Trump ” eleva os números de registros eleitoral dos latinos nos EUA

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

download

Nova York -O discurso do candidato a presidente dos Estados Unidos o republicano Donald Trump de que os imigrantes latinos são “estupradores” que “trazem drogas” e a criminalidade, além de outros insultos, foi batizado de “Efeito Trump”. A jornalista Gabrielle Levy frisou que “apesar da posição radical dele ser o fator base da sua surpreendente popularidade, o ‘efeito Trump’ está provocando o aumento do registro eleitoral entre os latinos que estão ofendidos com essa retórica e poderá leva-lo, assim como outros candidatos anti imigrantes à derrota”.

Ativistas dizem que a naturalização de imigrantes latinos está aumentando, “especificamente porque eles querem votar contra o Trump”, segundo um deles.

Esse fenômeno tem preocupado o Partido Republicano (GOP) desde o começo da bizarra e bombástica campanha presidencial do magnata do mercado imobiliário. Aparentemente, Trump tem se beneficiado do ataque aos imigrantes indocumentados, refugiados e o medo generalizado da ameaça de terrorismo. Além disso, sua retórica influenciou o concorrente republicano Marco Rubio, que uma vez já apoiou a legalização dos 11 milhões de indocumentados que vivem nos EUA. Em Iowa, os candidatos republicanos acusaram uns aos outros de quem é mais a favor da “anistia”, antes do encontro republicano nesta última segunda-feira (1).

Donald Trump já sofreu sua primeira derrota para Ted Cruz que saiu na frente na disputa por uma vaga para concorrer à Presidência dos EUA nas eleições de 8 de novembro. Com 28%, ele foi o favorito entre os eleitores republicanos de Iowa, o primeiro estado do país a realizar um caucus, prévia eleitoral em forma de pequenas assembleias comunitárias.

Segundo a pesquisa Latino Decisions, os republicanos precisam conquistar mais de 40% dos votos latinos em vários estados para se tornarem competitivos na eleição nacional. Apesar das alegações de Trump que os latinos o adoram; isso não acontecerá se ele for nomeado representante do GOP. Seus discursos inflamados têm ofuscado o fato de que, entre os republicanos, O’Malley é o candidato que possui o melhor currículo na imigração.

Fonte USNews/Braziliam Voice

Amadeu Maya Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar