Moda x Tendência

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Moda x Tendência

Por Bharbara de Oliveira

Quando o assunto é moda sempre ouvimos novidades, designer novos, formas novas… Mas tudo sempre ligado a uma palavrinha chamada Tendência. Nos últimos dias o que se tornou moda foi tirar o seu pijama da cama e levá-lo para as ruas, sim para as ruas. Mas essa não é uma simples definição do tipo eu acordei e resolvi ir comprar o pão com o meu belo pijama de seda.

Podemos falar que Moda e Tendência são gêmeas siamesas, palavras que andam juntas, que se completam, que necessita desta proximidade.

Moda, substantivo feminino que significa uma maneira ou costumes, é uma palavra muito usada para designar uma forma de se vestir que é comum para

muitos ou apreciada por muitas pessoas.

Tendências é nada mais do que previsões e especulações quanto ao uso de determinada cor, tecido, estilos, estampas, acessórios, aviamentos entre outros.

São resultados obtidos através de pesquisa de consumo, comunas de acordo,

análise de valores sociais, de desejos particulares dos consumidores, de criações inovadores de estilistas, de releituras de quadros históricos, entre outros.

Podendo consagrar e focar uma infinidade de coisas e valores, mas estas previsões não são infundadas ou sem base. Elas são produto do ciclo da moda.

São os resultados do ritmo contínuo deste mercado e reflexo do interesse social no mesmo.

O objetivo do emprego de determinadas cores, texturas, formas, entre outros nas roupas, levado por uma tendência é impressionar os sentidos, e educá-los a sentir as emoções impressas pelo conjunto. Daí o emprego de verdes ao falar de natureza, rosas ao exaltar carinho, fetiches aos vermelhos e carnais. Estes são os recursos da moda para enfatizar o foco da tendência.

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar