Nova York – A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Tibisay Lucena, anunciou que o bloco de oposição MUD ganhou as eleições legislativas com um total de 99 deputados, contra 46 do chavismo.
Com 96% das urnas apuradas na Venezuela, a oposição tem apenas uma maioria simples. Ainda há 22 posições a definir. A oposição precisa de mais uma vaga para obter 3/5 do parlamento e 12 para obter 2/3 das posições no Legislativo. É a primeira vez em 16 anos que a oposição sai vitoriosa nas eleições legislativas.
Após o anúncio, o presidente Nicolas Maduro reconheceu a vitória da oposição nas eleições parlamentares na madrugada desta segunda (7) em rede nacional. “Olhando para estes resultados a que chegamos com nossa moral, nossa ética, para reconhecer estes resultados adversos, a aceitar e dizer o nosso Venezuela ganhou a Constituição e a democracia”, disse.
De acordo com Maduro, a Venezuela não tem a mesma fidelidade política, mas, o Governo reconhece os resultados emitidos pelo Poder Eleitoral.
Na Venezuela ganhou a guerra econômica e ganhou uma estratégia circunstancial, disse Maduro.
Mulher de Leopoldo Lopes comemora vitória eleitoral da oposição na Venezuela
Amadeu Maya Latino News Brasil