Turquia resgata o corpo do piloto Russo morto após a derrubada de avião na Síria

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

3-e1448396638606

Nova York – O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, divulgou neste domingo (29) que suas forças de segurança recuperaram na noite de sábado (28) o corpo do piloto russo que morreu após a derrubada do avião SU-24 por um caça turco e antecipou que será entregue quando Moscou solicitar.O corpo está sendo tratado segundo o rito ortodoxo, acrescentou Davutoglu em entrevista coletiva em Ancara antes de partir a Bruxelas para uma reunião com a União Europeia sobre a crise dos refugiados.

O outro piloto russo que viajava no avião de guerra foi resgatado3 com vida pelas forças especiais russas e sírias em território sírio após saltar do avião usando paraquedas. “Ontem à noite, por volta de 1h45, nos foi entregue o corpo na fronteira (com a Síria)”, declarou o primeiro-ministro.

area

Por outro lado, o chefe de governo criticou as medidas econômicas tomadas por a Turquia e qualificou de “inaceitáveis” algumas declarações dos dirigentes russos.

Ainda assim, Davutoglu falou que a “prioridade” da Turquia é mante diálogo com a Rússia. Segundo sua opinião ambos países se beneficiavam de boas relações econômicas e disse que culpar à Turquia sozinha  pelo incidentes é um erro.

“Pôr a responsabilidade do sucedido na Turquia é ilegítimo e inválido de acordo com o direito internacional e não é correto, já que Turquia e Rússia mantiveram uma estreita relação de amizade e vizinhança”, assinalou.

A Rússia  negou o tempo todo que seu avião derrubado tenha violado o espaço aéreo turco, enquanto a Turquia sustenta que essa aeronave, junto com uma segunda, foram advertidas em várias ocasiões e sobrevoaram a Turquia durante 17 segundos. O primeiro-ministro turco ressaltou que se necessita uma maior troca de informação entre os diferentes países que atuam na Síria para evitar incidentes como a derrubada do avião russo.

Amadeu Maya – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar