Tremor de Terra de 7.8 deixa Indonésia em alerta de Tsunami

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

indonesia

Nova York – Um tremor de 7.8 de magnitude foi registrado ao sul de Sumatra, na Indonésia, nesta quarta-feira (2), de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Há registro de mortos, mas a ainda não existe uma estimativa oficial, segundo a Reuters.

O epicentro foi no oceano Índico. A Indonésia divulgou um alerta para tsunami para para Sumatra Ocidental, Sumatra Setentrional e Aceh, de acordo com a Reuters. A costa oeste da Austrália também estava em alerta. Os alertas, no entanto, foram suspensos pouco tempo depois.

O tremor foi registrado a uma profundidade de 10 quilômetros no sudoeste de Sumatra por volta das 18h50 locais (9h50 de Brasília), a centenas de quilômetros da cidade de Padang, informou o USGS. A magnitude do tremor, inicialmente estimada em 7.9, foi corrigida pelo USGS.

A Indonésia se localiza no Cinturão de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectônicas provoca uma forte atividade sísmica, e é atingida frequentemente por terremotos.

O país foi atingido pelo tsunami que deixou mais de 230 mil pessoas mortas em países do Oceano Índico. Provocado por um terremoto de magnitude 9,1 na costa da Indonésia, em 26 de dezembro de 2004, o desastre natural causou danos estimados em US$ 10 bilhões. Da Indonésia à Índia e em países da costa leste africana, 14 países foram atingidos pelo tsunami, que deixou cenas de morte e destruição.

Com G1/Reuters

Amadeu Maya Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar