Refugiado senegalês desempregado ganhou na loteria anual da Espanha

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

INTERNACIONAL

Postado em 24 de dezembro de 2015

UOL

Um senegalês desempregado que foi resgatado pela Guarda Costeira espanhola depois de deixar o Marrocos em um barco de madeira lotado há oito anos, foi um dos vencedores da loteria anual de Natal da Espanha, conhecida como “El Gordo”, informou a imprensa local. Ele ganhou um prêmio de 400 mil euros (cerca de R$ 1,7 milhão).

Identificado apenas como Ngame, o homem de 35 anos tinha um dos 1.600 bilhetes com o número premiado, 79140, segundo disse o jornal “La Voz de Almería”. Vários vencedores são do povoado de Roquetas de Mar, na província espanhola de Almería, onde Ngame vive com a mulher.

“Não consigo acreditar. Posso dizer que há dias em que os dois juntos não temos 5 euros”, afirmou ele ao jornal.

Ngame contou ter chegado com a mulher há oito anos à ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias, após ser resgatado no mar devido ao naufrágio de um barco precário que os espanhóis chamam de “patera”.

“Éramos 65 pessoas naquele barco. Quero agradecer aos espanhóis e ao governo da Espanha por terem me salvado quando estava no mar”, disse Ngame.

Sua vida na Espanha foi dura, com uma série de empregos temporários na agricultura até ficar sem qualquer trabalho.

Para Roquetas de Mar, o sorteio foi uma “verdadeira bênção”, diante de uma “taxa de desemprego em crescente alta nos últimos anos, produto desta crise, algo em torno de 30%”, disse o prefeito José Juan Rodríguez.

Roquetas de Mar integra uma das maiores zonas de cultivos de Europa, conhecida como “mar de plástico” devido às coberturas para proteger as hortaliças no inverno.

Verdadeira tradição de Natal na Espanha, onde amigos, companheiros de trabalho e familiares compram em conjunto o bilhete, o “gordo” é sorteado desde 1812, e nem a Guerra Civil espanhola (1936-1939) conseguiu interromper a tradição, com cada lado fazendo o próprio sorteio. (Com agências internacionais)

Neto Lira – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar