Imigrante indocumentado presta queixa de roubo de carro e acaba preso pela imigração nos EUA

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

figuerou

Nova – Um imigrante indocumentado residente em San Francisco (CA) com uma ordem de deportação ativa por não ter comparecido à uma audiência de imigração em 2005 e culpado por dirigir embriagado em 2012 foi liberado no começo do mês, segundo o jornal San Francisco Chronicle. Pedro Figueroa Zarceno, de 31 anos, saiu da prisão depois que um juiz determinou que os policiais não deveriam tê-lo entregado às autoridades migratórias.

Os agentes, que investigavam o carro roubado de Zarceno, checaram seu nome no sistema e descobriram que o imigrante de El Salvador era indocumentado, fazendo com que ele terminasse sob custódia dos agentes federais de imigração do ICE.

Depois que Pedro foi solto da penitenciária, após 2 meses, e conceder uma coletiva de imprensa, o Chefe de Polícia Greg Suhr reconheceu que ele nunca deveria ter sido entregue às mãos dos agentes de imigração. Os policiais não admitiram claramente que ligaram para os agentes do ICE, mas as autoridades federais afirmaram que eles fizeram justamente isso.

f2iguerou

“Nós estamos felizes e aliviados que o Sr. Zarceno se reencontrou com sua família”, disse o Sargento Michael Andraychak, porta-voz do Departamento de Polícia.

Os policiais envolvidos no caso estão sendo investigados pelo Departamento de Assuntos Internos por “violação da política das cidades santuários”.

“Essa é a política do Departamento de Polícia de San Francisco manter a confiança e cooperação de todas as pessoas na cidade e encorajá-las a contatar os agentes do SFPD sem medo de serem interrogadas sobre o seu status migratório”, acrescentou Andraychak. “Nós termos consciência das preocupações que esse incidente gerou para alguns membros da nossa comunidade”.

Os representantes do Departamento de Segurança Interna estão avaliando se devem prender novamente Pedro e deportá-lo. O ICE informou que o imigrante é um dos “estrangeiros foragidos incluídos nas prioridades do órgão para deportação”, essa lista inclui criminosos condenados e outros indivíduos que representam ameaça à segurança pública.

Segundo o advogado de Zarceno, a próxima audiência de seu cliente será em 2019, devido ao acúmulo imenso de casos que ainda devem ser processados nos tribunais de imigração.

Com abc News/Brazilian Voice

Amadeu Maya Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar