Hillary Clinton faz história e declara vitória nas primárias do partido Democrata

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

Nova York – A ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, declarou sua vitória nas primárias do partido Democrata para a escolha do candidato à presidência do país. Clinton publicou, nesta terça-feira, uma carta aberta e discursou para seus seguidores, com transmissão ao vivo pelas principais emissoras dos Estados Unidos.

4446688

A escolha de uma mulher como candidata à presidência dos EUA por um dos principais partidos do país é um marco histórico, disse a democrata.

“Graças a vocês alcançamos um marco histórico. Pela primeira vez na história do país uma mulher será candidata à presidência dos EUA por um dos principais partidos”, disse Clinton aos correligionários.

Segundo ela, “esse marco não de uma pessoa só”. “É uma conquista de muito homens e mulheres, que deram sua contribuição para isso”, comemorou Clinton.

Para alcançar a indicação pelo Partido Democrata é necessário que o pré-candidato conquiste pelo menos 2.383 delegados. Por volta da 0h desta quarta-feira (8), ela já contava com 2.446, segundo a Associated Press. A contagem dos votos na noite desta terça continua noite adentro nos seis estados que realizam prévias, incluindo a Califórnia, maior colégio eleitoral do país.

CkZCSJ8WgAAI8jc

Além de Califórnia e Nova Jersey, também votaram os norte-americanos dos seguintes estados: Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Novo México.

Nesta segunda, a Casa Branca deu a entender que o presidente Barack Obama poderá anunciar, formalmente e ainda nesta semana, seu apoio à Hillary. Em Washington, não é segredo que o presidente Obama tem a intenção de apoiar sua ex-secretária de Estado.

16159388

Após Hillary declarar vitória, Obama ligou para ela e Sanders parabenizando-os pelas campanhas “inspiradoras”.

Ele congratulou Hillary por alcançar os delegados necessários para garantir sua nomeação.

Do lado republicano, o bilionário Donald Trump é considerado o provável candidato e, segundo a AP, ele também tem o número de delegados necessários, que pelo Partido Republicano é 1.237. Por volta da 1h desta quarta, ele já tinha 1.465 delegados, segundo a AP.

Em seu discurso desta noite, Trump atacou diretamente Hillary Clinton, com quem disputará a presidência em novembro. “Os Clintons conseguiram fazer do enriquecimento pessoal uma forma de arte”, destacou Trump, que também anunciou uma entrevista coletiva para a próxima semana, na qual revelará segredos de Hillary e seu marido, o ex-presidente Bill Clinton.

Com Sputnik News/G1/AP

Amadeu Maya

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar