Conheça Élisabeth Borne, 2ª mulher primeira-ministra da França em 30 anos

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
FS5KjY1XEAM69Y

Élisabeth Borne, de 61 anos, é conhecida por sua tenacidade e lealdade ao presidente, Emmanuel Macron, que nesta segunda-feira, 16, a nomeou primeira-ministra da França.

 (AFP/AFP)

(AFP/AFP)

Borne, primeira chefe de governo desde a socialista Édith Cresson no início dos anos 90, trocou o Ministério do Trabalho pelo Matignon, o gabinete do primeiro-ministro.

Quem é Élisabeth Borne, nova primeira-ministra da França

A engenheira nascida em Paris em 1961 também já ocupou as pastas de Transportes e Transição Ecológica durante o primeiro mandato do presidente reeleito em abril.

Ela é parte da ala de centro-esquerda, uma vantagem em um momento em que novas reformas sociais são esperadas, principalmente devido ao polêmico aumento da idade de aposentadoria.

A alta funcionária se define como uma “mulher de esquerda” que luta por “justiça social e igualdade de oportunidades”.

Como ministra do Trabalho desde julho de 2020, em plena pandemia, foi responsável por reformas sensíveis, como a do seguro-desemprego, que sofreu uma rejeição unânime dos sindicatos.

Ela tem a seu favor o plano “um jovem, uma solução”, que mobilizou uma série de medidas a favor do emprego, entre elas, um massivo auxílio para as capacitações, com o objetivo de evitar uma “geração sacrificada”.

Fonte: AFP

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar