EUA começam a enviar migrantes brasileiros ao México

EUA começam a enviar migrantes brasileiros ao México

74
Compartilhar

Tocando de Primeira

O governo dos Estados Unidos começou a enviar de volta ao México migrantes brasileiros que entraram em território norte-americano pela fronteira mexicana, segundo comunicado publicado nesta quarta-feira (29) pelo Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês).

O governo norte-americano disse que tomou a medida devido ao aumento no número de cidadãos do Brasil que entram nos EUA pela fronteira com o México — esse número aumentou consideravelmente apenas em um ano, segundo o DHS (leia mais no fim da reportagem).

Tocando de Primeira

Assim, os brasileiros que forem reenviados ao México aguardarão em território mexicano o resultado da análise do pedido de asilo — modalidade que nos EUA equivale ao refúgio e que é usada por migrantes que cruzam a fronteira para viver irregularmente no país.

Segundo o governo norte-americano, o recurso do asilo era utilizado para que migrantes irregulares permanecessem no país enquanto durasse a análise do pedido. Como isso poderia demorar meses, os estrangeiros acabavam permanecendo e criando vínculos com os EUA.

“Os EUA continuam a trabalhar com seus parceiros na região, assim como outros países, para frear o fluxo da migração irregular”, afirma o governo norte-americano, em comunicado.

Desde que a política de enviar ao México migrantes que cruzam a fronteira, as autoridades dos EUA detiveram mais de 57 mil pessoas de diferente nacionalidades para que aguardassem decisão sobre asilo em território mexicano.

Aumento nas detenções de brasileiros

Dados do governo norte-americano mostram que cerca de 17,9 mil brasileiros foram detidos na fronteira entre EUA e México apenas entre outubro de 2018 e setembro de 2019. É um aumento considerável, na comparação com os 1,5 mil cidadãos do Brasil retidos no mesmo período do ano anterior.

Fonte: G1

Tocando de Primeira