Nova York – Estátuas que satirizam o candidato republicano à presidência, Donald Trump, foram espalhadas em cinco cidades dos EUA na quinta (18). As esculturas mostram um homem nu, com traços grosseiros, mas claramente inspirados no empresário.
A série, intitulada “The Emperor Has No Balls”, foi criada pelo coletivo INDECLINE e é parcialmente inspirada no conto “As roupas novas do Imperador”, de Hans Christian Andersen, no qual um imperador desfila nu porque ninguém tem coragem de avisá-lo sobre a falta de roupas.
Cada estátua pesa cerca de 35 quilos e é feita de argila e silicone. Elas foram fixadas com uma massa de uso industrial, que seca em poucos minutos, em pontos de Cleveland, Seattle, San Francisco, Los Angeles e Nova York.
De acordo com o “Washington Post”, o criador das figuras foi um artista conhecido como Ginger, especialista em criar monstros para filmes de terror. Ele diz que foi contratado pelo coletivo justamente por isso, já que a ideia era criar uma figura monstruosa.
Ginger diz que gastou 25 horas por semana desde abril para preparar as estátuas, e o processo consumiu mais de 130 quilos de material. Ele conta ainda que chegou a pensar em votar em Trump no início da corrida presidencial, mas ficou cada vez mais desapontado com o republicano, a quem passou a detestar depois que este ridiculzarizou um repórter com uma doença congênita.
Os integrantes do coletivo acreditam que as estátuas não irão durar muito tempo, e que serão retiradas pela polícia ou destruídas por eleitores de Donald Trump. Segundo um porta-voz do grupo, que falou ao “Washington Post” sem revelar sua identidade, eles até criaram apostas sobre qual estátua será destruída primeiro, e acreditam que a de San Francisco irá resistir por mais tempo que as outras.
Esta não é a primeira vez que Trump é “retratado” nu. O quadro “Make America Great Again”, de Illma Gore, rendeu ameaças de morte à autora nos EUA, mas foi exposto em uma galeria em Londres.
Com Washington Post
Amadeu Maya