Mais de 2,6 mil presos de SC fazem Enem nesta terça e...

Mais de 2,6 mil presos de SC fazem Enem nesta terça e quarta

66
Compartilhar

Tocando de Primeira

Nesta terça (10) e quarta-feira (11), 2.682 presos e 104 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Santa Catarina vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), informou a Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativo. A prova abre a possibilidade dessas pessoas se matricularem em projetos que exigem a nota, como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Tocando de Primeira

A aplicação das provas ocorre nas mesmas salas em que os presos recebem outros projetos educacionais, como o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), o Despertar pela Leitura e programas técnicos.

As provas terão os mesmos assuntos do Enem regular: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação.

“A importância do Enem PPL [Pessoas Privadas de Liberdade] passa pelo trabalho de reabilitação social dos internos do sistema prisional”, disse a gerente de desenvolvimento educacional do Departamento de Administração Prisional (Deap), Josiane Melo. “O objetivo é que, com a elevação de sua escolaridade, a pessoa possa voltar à liberdade com mais oportunidades e não volte ao crime”, completou.

Atualmente, 186 detentos do sistema prisional cursam ensino superior em Santa Catarina. Eles estão matriculados em cursos como administração, biblioteconomia, direito e logística e participam das aulas nas universidades com autorização judicial. O Enem PPL é aplicado desde 2010.

Fonte: G1

Tocando de Primeira