Brasileira ganha ouro em olimpíada de matemática

Brasileira ganha ouro em olimpíada de matemática

28
Compartilhar

Tocando de Primeira

Aos 15 anos, Adrieny Monteiro dos Santos Teixeira é a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro em uma das maiores olimpíadas de matemática do mundo, que aconteceu na China, a World Mathematics Team Championship, (WMTC ). A adolescente é estudante do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, no Centro do Rio de Janeiro.

Tocando de Primeira

Além do Brasil, também participaram delegações de escolas públicas e particulares da Austrália, Filipinas, Malásia, Bulgária e China. O evento aconteceu entre os dias 21 e 25 de novembro, e contou com a participação de 164 estudantes mais 11 estados brasileiros.

Em entrevista ao G1, Adrieny contou que demorou para se dar conta da importância do prêmio.

“Na hora, não caiu a minha ficha. Quando eu cheguei no Rio de janeiro, no Brasil, eu vi as mães, os pais e foi uma sensação muito boa, incrível. Eu fiquei muito feliz em representar o sexo feminino. Foi a primeira vez do Brasil na olimpíada”, disse Adrieny.

A estudante, que hoje ainda não acredita na conquista da medalha de ouro, contou sobre as dificuldades que enfrentou para chegar tão longe.

Moradora de Vicente de Carvalho, na Zona Norte da cidade, Adrieny começou a estudar no colégio federal há quatro anos. Todos os dias, ela acorda às 4h para poder chegar ao colégio às 7h. A adolescente contou que estudar engenharia é um de seus planos.

Tocando de Primeira