Papa Francisco explica o que os católicos devem fazer na Quaresma em...

Papa Francisco explica o que os católicos devem fazer na Quaresma em 2020

58
Compartilhar

Tocando de Primeira

Nesta quarta (26), tem início um dos eventos mais importantes do calendário católico, a Quaresma em 2020. Durante 40 dias antes da Páscoa, somos convidados a refletir sobre a vida, procurando seguir os passos de Jesus Cristo. Durante esse período, o Senhor nos inspira a ter atitudes diferentes para seguirmos pelo caminho do bem.

Do dia 26 de fevereiro a 9 de abril, quinta-feira antes da Páscoa, devemos nos dedicar à salvação da alma, assim como procurar o arrependimento verdadeiro dos pecados. Durante uma missa geral realizada no Vaticano na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, o Papa Francisco reforçou sobre o real significado do evento e sua importância. “É o tempo de renunciar a palavras inúteis, conversinhas, fofocas, mexericos e se aproximar do Senhor. É o tempo de se dedicar a uma ecologia saudável do coração, fazer uma limpeza nele“.

Tocando de Primeira

Para ele, é chegado o momento de guiar pelos passos de nosso mestre superior. “É um caminho que segue o de Jesus, que no início de seu ministério se retirou por quarenta dias para rezar e jejuar, tentado pelo diabo, no deserto”, reforça.

Desligue a TV, saia do celular e abra a Bíblia 

Vivemos na Era Digital, estamos 24 horas online e ligados nas redes sociais, absorvendo informações de todos os tipos a qualquer momento. Não é à toa que o celular se tornou o nosso melhor amigo e principal confidente. Mas, vale lembrar que temos uma vida toda além da tela do smartphone, que, por vezes, fica esquecida.

A Quaresma é o tempo propício para abrir espaço à Palavra de Deus. É o tempo para desligar a televisão e abrir a Bíblia. É o tempo para se desligar do telefone celular e se conectar com o Evangelho. Vivemos num ambiente poluído por muita violência verbal, por muitas palavras ofensivas e nocivas, que a rede amplifica“, afirma Papa Francisco.

O Padre Santo também defende o uso pensado das frases, sem jogar qualquer discurso ao vento. “Hoje, se insulta como se dissesse “Bom dia”. Somos submergidos de palavras vazias, publicidades e anúncios falsos. Nos acostumamos a ouvir tudo sobre todos e corremos o risco de cair num mundanismo que atrofia os nossos corações. Custamos para distinguir a voz do Senhor que nos fala, a voz da consciência, do bem. Jesus, chamando-nos no deserto, nos convida a prestar atenção no que interessa, no que é importante, no essencial.

O jejum e o materialismo

Dentre os preparativos da Quaresma em 2020, o jejum, a abstinência de carne, a prática da caridade e o hábito da oração são sempre relembrados. “Mais que o pão, precisamos da Palavra de Deus, precisamos falar com Deus: rezar“, disse ainda o Papa.

O deserto é o lugar do essencial. Olhemos para as nossas vidas: quantas coisas inúteis nos circundam. Seguimos mil coisas que parecem necessárias, mas na realidade não são. Nos fará bem nos libertar de muitas realidades supérfluas a fim de redescobrir o que interessa e reencontrar o rosto de quem está ao nosso lado.” E sobre isso, Jesus nos dá o exemplo, jejuando. “Jejuar é saber renunciar às coisas vãs, supérfluas, para ir ao essencial. Jejuar não é apenas para emagrecer, jejuar é ir ao essencial, é buscar a beleza de uma vida mais simples”, sublinhou Francisco.

Orações da Quaresma em 2020

Ato de contrição

“Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém”.

Louvor a Deus Pai

“Ó esplendor do Pai. Ó luz da luz divina, fonte da luz és dia que aos dias iluminais. Sol da verdade eterna. Fulgor jamais fanado infunde em nosso peito o Espírito Sagrado. Governa a nossa mente, o corpo e o coração, concede fé ardente, amor e contrição. ao pai e ao Filho glória. ao Espírito também, louvor, honra e vitória agora e sempre. Amém”.

Oração da Noite

“Ó meu Deus, no fim deste dia eu vos agradeço cordialmente por todas as graças que tenho recebido de Vós. Sinto muito por não ter feito melhor uso delas, sinto também pelos pecados que tenho cometido contra Vós. Perdoai-me, ó meu Deus, e graciosamente protegei-me por esta noite. Abençoada Virgem Maria, minha querida e celestial mãe, protegei-me. São José, meu querido anjo da guarda e todos os santos de Deus, zelem por mim. Doce Jesus, tenha pena de todos os pobres pecadores e nos salve do inferno. Tenha misericórdia das almas que sofrem no purgatório. (Rezar um ato de contrição). Amém”

Fonte: Alto Astral

Tocando de Primeira