Forró, fé e tradição no primeiro fim de semana do Ciclo Junino do Recife

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

FESTAS JUNINAS

Postado em 18 de junho de 2016

Neste fim de semana o forró e a animação já tem endereço certo: o Sítio Trindade , localizado na região Norte do Recife. O palco principal do Ciclo Junino 2016, promovido pela Prefeitura do Recife, abre seus portões para o arrasta pé com o 32º Concurso de Quadrilhas Juninas, o forró pé de serra do espaço Sala de Reboco, e o espetáculo “Sonho de Menino, Dominguinhos Tocador”. Completando a agenda deste fim de semana, tem ainda momento de fé e tradição na 10ª Procissão dos Santos Juninos. É o início de uma grande festa, que animará por 17 dias a cidade do Recife com muita tradição e alegria. Toda a programação é inteiramente grátis.

32º Concurso de Quadrilhas Juninas
32º Concurso de Quadrilhas Juninas

No sábado (18), a partir das 19h, acontece o 32º Concurso de Quadrilhas Juninas. A cada noite, dez Quadrilhas Juninas se apresentam no Palhoção montado no Sítio da Trindade, dando início à disputa pelo título de campeã de 2016. A competição segue pelos dias 20, 21 e 22 e as quadrilhas campeãs serão conhecidas na grande final que acontece nos dias 24 e 25 de junho.

No espaço Sala de Reboco, montado especialmente para remeter ao típico cenário de interior, o Forró Pé de Serra reina absoluto até o último dia de festa. Hoje (18), quem comanda o forró no local é o Trio Cultural e o cantor Assisão. No domingo (19), fecha o primeiro fim de semana, o Trio de Forró Corisco do Sertão e Afarinhada. A Sala de Reboco começa a funcionar a partir das 20h.

No domingo (19), a festa abre espaço para a fé e tradição. A comunidade de Casa Amarela, Zona Oeste do Recife, sedia a 10ª edição da Procissão dos Santos Juninos. A concentração será às 17h, no pátio da Igreja do Morro da Conceição, e o cortejo tem a saída prevista para as 18h. Os fieis seguirão pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial, com destino ao Sítio da Trindade. O cortejo será acompanhado por vinte bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana, além de banda de música e trio pé de serra.

No domingo (19) tem novidade na programação do Ciclo Junino do Recife. É a apresentação do espetáculo “Sonho de menino, Dominguinhos Tocador”, uma parceria para comemorar os 45 anos do Quinteto Violado e os 20 anos da Quadrilha Junina Raio de Sol que resultou num espetáculo que reúne música, dança e poesia. A trajetória de Dominguinhos será encenada e dançada por 120 brincantes da quadrilha, contada nos versos do poeta e escritor Jessier Quirino, e cantada ao vivo pelo Quinteto Violado. Com muita irreverência, as coreografias misturam movimentos da dança popular como o forró, coco, ciranda e o xaxado, com os movimentos típicos das quadrilhas juninas como, anavatus, anarriês, grandes rodas e passeios. Serão duas apresentações neste domingo, uma às 18h e outra às 20h.

Veja a programação completa do Ciclo Junino do Recife 2016

Confira a programação deste final de semana:

Sábado, 18 de junho

PALHOÇÃO (Eliminatória do 32º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas)

19h QUADRILHA JUNINA PÉ DE MOLEQUE
19h35 QUADRILHA JUNINA CHICLETE COM BANANA
20h10 QUADRILHA JUNINA VAI VAI NA ROÇA
20h45 QUADRILHA JUNINA MISTURA MATUTA
21h20 QUADRILHA JUNINA MARACABARRO
22h00 QUADRILHA JUNINA 100 HORA MANIA NORDESTINA
22h35 QUADRILHA JUNINA ZÉ MATUTO
23h10 QUADRILHA JUNINA MISTURA DE COR
23h45 QUADRILHA JUNINA TOM MAIOR
0h20 QUADRILHA JUNINA ORIGEM NORDESTINA

SALA DE REBOCO

20h TRIO CULTURAL
22h ASSISÃO

– Domingo, 19 de Junho

PROCISSÃO DOS SANTOS JUNINOS

17h Concentração (Pátio da Igreja do Morro da Conceição)
18h Cortejo até o Sítio da Trindade.

PALHOÇÃO – SÍTIO TRINDADE

18h ESPETÁCULO SONHO DE MENINO – DOMINGOS CANTADOR – QUINTETO VIOLADO E QUADRILHA RAIO DE SOL

20h ESPETÁCULO SONHO DE MENINO – DOMINGOS CANTADOR – QUINTETO VIOLADO E QUADRILHA RAIO DE SOL

SALA DE REBOCO

20h TRIO DE FORRÓ COURISCO DO SERTÃO

22h AFARINHADA

Júnior Trindade – Latino News Brasil

logo face latino

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar