Clima de campanha política marca domingo de homenagens à Nossa Senhora

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

FESTA DO MORRO

Postado em 06 de dezembro de 2015

Do Diário PE

Fé e política dividiram o segundo domingo de homenagens à Nossa Senhora na 111ª edição da Festa do Morro. Com programação de cinco missas, recheada de anúncios festivos, clima de despedida do padre Roberto e ares de campanha política, com inúmeros cartazes e faixas de agradecimento e apoio ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ambos do PSB. Os dois chegaram ao Morro da Conceição, bairro da Região Noroeste, pouco depois do começo do início da segunda missa do dia. Antes enfrentaram a subida da ladeira e o chamado “largo da Conceição” repletos de católicos que anualmente acorrem ao local para venerar a imagem, pedir milagres e pagar promessas por vitórias que atribuem à santa, e, claro, pedintes e comerciantes.

Depois de reiterar a importância de um engajamento massivo da população na luta contra o Aedes aegypti, o governador Paulo Câmara também destacou a importância do ato de fé . “Eu venho aqui, sempre que posso pedir a benção e, ao mesmo tempo, pedir que o Brasil saia desse momento que está vivendo, que possa avançar. Que Pernambuco também possa enfrentar todos os desafios, que são muito grandes, mas que a gente está trabalhando muito para vencê-los”, afirmou.

“Venho aqui há 21 anos, desde que meus filhos sofreram um acidente de carro e minha menina ficou em coma”, contou Lucineide Eleutério da Silva, 51 anos, acrescentando que na época Aline Danielle da Silva estava com 7 anos e o irmão, Alesson Gustavo da Silva, com 3 anos. Hoje, adultos, ambos são evangélicos da Assembleia de Deus, mas Lucineide continua indo ao morro todos os anos.

Poucos se dão conta que dentre o público há também um batalhão que, além de participar das festividades também atuam como voluntários. É, por exemplo, o caso de Josefa Alzira da Silva Santana, 56. “Minha filha vinha ajudar quando era pequena e acabei vindo também”, disse. A filha, Matilde da Silva Santana, tinha 4 anos, e, hoje, com 26, é freira na Colômbia, contou a mãe, orgulhosa. Ontem pela manhã, Lucineide e Josefa se encontraram no ponto em que a reciclagem das flores levadas aos pés da imagem resulta em pequenas lembranças em forma de buquês entregues a visitantes. “Se não fizer isso elas estragam”, explicou outra voluntária, acrescentando que num determinado momento a reciclagem é encerrada para que as flores virem decoração.

Alheios a essa operação, multidões se aglomeram para acender velas, olhar a imagem, rezar, pedir e agradecer seus milagres enquanto outros lotam a igreja que ontem teve uma de suas missas mais longas. A missa das 9 horas foi concelebrada pelo padre Neto Feitosa, de Moreno, e pelo pároco do morro, José Roberto França, que aproveitou para se despedir, pois vai assumir a Paróquia da Iputinga. O prefeito Geraldo Júlio fez questão de ser fotografado com a camisa oficial da festa. Em meio ao público, durante a missa, trocou a camisa social pela camiseta com a reprodução da imagem.

07/12/13 - Festa do Morro da Conceição, Recife-PE. Foto: Eric Gomes.

Ao final da missa, o pároco José Roberto França aproveitou, também, para não apenas fazer agradecimentos públicos como abrir espaço no púlpito para falas ao prefeito Geraldo Júlio e ao governador Paulo Câmara. O governador parabenizou a organização pela festa e, agradecendo, reiterou a conclamação para que todos se envolvessem no combate ao aedes aegypt. “A gente fez o restauro da santa, que era um pedido antigo da Paróquia”, disse o prefeito Geraldo Júlio ao sair da missa. Segundo explicou, a restauração não podia ser feito com recursos públicos, mas, junto com o padre, mobilizou Alberto Ferreira da Costa e o Armazém Coral, que fizeram o financiamento (R$ 390 mil), e a Empresa de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) executou a obra junto com uma empresa especializada, de nome não informado.

Júnior Trindade – Latino News Brasil

Gostou! Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram

TOP RELACIONADOS

Você também pode gostar