A Cultura da Paz

A Cultura da Paz

81
Compartilhar

Tocando de Primeira

A ONU (Organização das Nações Unidas), define “Cultura de Paz” como um conjunto de valores, atitudes e modos de vida que rejeitam a violência, que investem no diálogo e na negociação para solucionar e prevenir conflitos interagindo sobre suas causas.

Em nossa atualidade, a Cultura da Paz é promovida por diversas organizações mundiais, sendo o Brasil o país que mais tem projetos descritos no relatório da Fundação de Cultura e Paz. Em segundo lugar, vem os EUA e em terceiro a Argentina.

Tocando de Primeira

A própria concepção de Saúde é classificada como uma manifestação de Cultura de Paz.
A referida cultura consiste nos seguintes compromissos:

1- Respeitar a vida.
2-Rejeitar a violência
3-Ser generoso.
4-Ouvir para compreender
5-Preservar o planeta
6-Redescobrir a Solidariedade

Durante está época de Pandemia, têm sido oferecidos gratuitamente cursos que tem como foco principal desenvolver o aprendizado de funcionários de qualquer instituição para uma convivência produtiva e livre de violência.
A intensão é que as pessoas possam enxergar as possibilidades de aprendizado durante os momentos de crise e conflito, por meio de conceitos e práticas nas ações educacionais.

Nessa época de Pandemia, a solidariedade Mundial está sendo colocada altamente em prática com respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo social que reflete a noção de justiça de um povo e garante direitos fundamentais do indivíduo e no coletivo.

Por: Carla Hollanda.

Tocando de Primeira