Conheça o Brasil no Latino News: Lençóis Maranhenses

Conheça o Brasil no Latino News: Lençóis Maranhenses

127
Compartilhar

Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.

Barreirinhas é a principal base de hospedagem nos Lençóis Maranhenses. (Foto: melhores destinos)

Qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?
Qual é a melhor época para visitar os lençóis maranhenses? Existe mesmo uma época correta para se visitar os Lençóis Maranhenses? Existe sim um perído mais favorável!Durante todo o ano é possível visitar os lençóis maranhenses e encontrar lagoas para se banhar mas, como as lagoas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano. Chove durante todo o primeiro semestre, de dezembro a junho, e as chuvas costumam terminar pouco antes do início das festas juninas, que inauguram o início da alta temporada no Maranhão.

  • Quanto tempo ficar?
    Existem dezenas de atrações no Parque dos Lençóis, para conhecer todas podem ser precisos até 7 dias de estadia, não se limite às principais lagoas, se quer mesmo aproveitar a viagem, faça todos os passeios, procure uma agência de passeios e aproveite! Mas se você tem pouco tempo, 2 dias são suficientes para conhecer o básico, como as duas lagoas Azul e Bonita.
Passeio para o Circuito Lagoa Azul em veículo 4×4. (Foto: melhores destinos)
  • Como chegar nos Lençóis Maranhenses?
    O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças. Por via terrestre, saindo de São Luis, a capital do estado, percorre-se 58 Km até Rosário, e a partir daí mais 22 Km até Morros e 162 Km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos. Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.
  • O que levar?
    O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar onde você terá contato direto com uma natureza original e quente. Portanto, nem pense em trazer roupas pesadas. – Somente shorts, camisetas, sandálias, chapéu/boné e roupa de banho.- Repelente, óculos escuros e protetor solar não podem ser esquecidos de colocar na bagagem.

As lagoas dos Lençóis Maranhenses são sempre lindas, mas Santo Amaro tem uma beleza incontestável

As lagoas dos Lençóis Maranhenses sempre surpreendem pela beleza. É até difícil acreditar que haja um pedacinho mais bonito que o outro. Entretanto, quando estivemos por lá, ouvimos várias vezes que entre as lagoas do circuito Barreirinhas, Santo Amaro e Atins, as mais belas porções de água estavam em Santo Amaro. Apesar de Barreirinhas ser mais famosa, não necessariamente os passeios mais belos estão por lá. E nós só entendemos que isso era possível quando vimos com os próprios olhos.

Circuito Lagoa das Emendadas em Santo Amaro. (Foto: melhores destinos)

É fato. As lagoas do circuito Santo Amaro são de uma beleza indescritível. Ela são enormes, profundas, com água extremamente transparente e coloração que varia entre azul e verde, muitas vezes na mesma lagoa! As dunas tem formações impressionantes e é difícil não concordar que as lagoas mais bonitas estão mesmo em Santo Amaro do Maranhão. Para conferir, basta fazer o passeio até a Lagoa das Emendadas, o roteiro mais impressionante que fizemos por lá.

Fonte: Parque lençóis, com informações de melhoresdestinos.com.br