O que é o Narcan? Substância anula os efeitos da overdose e...

O que é o Narcan? Substância anula os efeitos da overdose e foi usada para salvar Demi Lovato

89
Compartilhar

Naloxona é uma substância de efeito rápido que anula efeitos da overdose por drogas derivadas do ópio. Vendida em farmácias, ela é usada nos EUA para combater crise no consumo de opioides.

Demi Lovato (Foto: Reprodução/Instagram)

Demi Lovato (Foto: Reprodução/Instagram)

Demi Lovato foi internada após sofrer uma overdose nesta terça-feira (24)e, segundo fontes da polícia, ela foi tratada com Narcan, uma substância usada contra overdoses de drogas opioides, como heroína e analgésicos.

Ela foi encontrada inconsciente em sua casa em Hollywood e não se sabe ainda quais substâncias Demi ingeriu. Naloxona, conhecida pelo nome comercial Narcan, é uma substância de efeito rápido que anula os efeitos da overdose por drogas derivadas do ópio.

De acordo com a Sociedade Americana de Neurociência (Society for Neuroscience), a naloxona tem sido usada há décadas para prevenir a morte por overdose de drogas. Ela foi criada nos anos 60.

O Narcan, o principal nome comercial pelo qual a naloxona é conhecida, se tornou amplamente usada nos últimos anos com a crise americana de consumo de opióides.

Morte de cantores

A crise também está associada à morte recente de astros da música. Tom Petty, Prince e Chris Cornell tiveram suas mortes ligadas ao consumo de remédios derivados do ópio.

Segundo o CDC (Center for Disease Control and Prevention – Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças, em tradução livre), a quantidade de analgésicos opiáceos receitados nos EUA quadruplicou desde 1999.

Também segundo o instituo, o medicamento foi testado em ratos machos e reduziu a inflamação no cérebro após o derrame.

Embora o potencial terapêutico da naloxona no AVC tenha sido explorado, as pesquisas nessa área limitam-se a poucos estudos de caso da década de 1980 e a ensaios clínicos inconclusivos.

Não precisa de receita médica

A medicação em seringas ou aplicação nasal passou a ser cada vez mais comercializada sem necessidade de receita médica

Segundo a BBC, o Narcan é vendido em mais de 700 farmácias em Nova York sem necessidade de receita, além de ser distribuída gratuitamente em pontos pela cidade.

O número de pessoas salvas de overdoses no ano passado graças a aplicação da naloxona foi maior do que uma por dia, segundo dados oficiais.

Fonte: Bem estar