Alerta: misturar dois tipos comuns de remédios pode ser fatal

Alerta: misturar dois tipos comuns de remédios pode ser fatal

83
Compartilhar

tomar remedios 0816 400x800
DIMA SOBKO/SHUTTERSTOCK

Misturar analgésicos opioides com uma classe de sedativos pode ser fatal. O alerta é feito pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental norte-americano que regula medicamentos e que irá exigir que 389 produtos tragam alertas em suas caixas. Como aqui no Brasil nenhuma medida do tipo foi aprovada, vale a pena ficar atento.

Remédios que não podem ser misturados

A família dos benzodiazepínicos, que inclui Valium, Frontal, Rivotril e Xanax, é usada para tratar quadros de ansiedade, insônia e até convulsões. Já as medicações opioides, como a morfina, a hidrocodona e a oxicodona, são utilizadas para tratar dor. Alguns xaropes para a tosse também podem conter o opioide codeína.

O FDA alerta que a mistura desses dois tipos de remédios é perigosa e, apesar disso, o número de pacientes que recebeu prescrições de ambos cresceu 41% entre os anos de 2002 e 2014.

Risco

Dentro do corpo humano, a interação dos medicamentos benzodiazepínicos com os analgésicos opioides pode causar depressão respiratória e sonolência intensa. Se não forem revertidos a tempo, o quadro pode evoluir para coma e, posteriormente, morte.

tomar remedios 0816 400x800
NADIA BURAVLEVA/SHUTTERSTOCK

Como identificar esses remédios

Tanto os benzodiazepínicos quanto os analgésicos opioides são vendidos apenas com prescrição médica. Por isso, não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas no momento da consulta, inclusive sobre a interação dos medicamentos receitados com os que você já toma. É direito do paciente ter suas dúvidas respondidas pelo médico.

Fonte: vix.com