Após ameaçar deixar o Brasil, General Motors anuncia investimentos em São Paulo

Após ameaçar deixar o Brasil, General Motors anuncia investimentos em São Paulo

57
Compartilhar

Tocando de Primeira

O governador de São Paulo, João Doria, e a direção da General Motors anunciam nesta terça-feira (19) novos investimentos nas unidades de São Caetano do Sul e São José dos Campos.

O anúncio ocorre após ameaça recente da GM de deixar o Brasil se não voltar a ter lucro.

Tocando de Primeira

Em comunicado enviado aos funcionários das cinco fábricas do grupo no país, em janeiro, o presidente da General Motors Mercosul, Carlos Zarlenga, chegou a dizer que os investimentos e o futuro da montadora na região estariam condicionados ao retorno do lucro.

No comunicado, Zarlenga reproduziu reportagem publicada pelo jornal Detroit News afirmando que, ao divulgar o balanço financeiro de 2018, a presidente mundial da companhia, Mary Barra, deu sinais de que estaria considerando sair da América do Sul, onde mantém fábricas no Brasil e na Argentina. “Não vamos continuar investindo para perder dinheiro”, disse a executiva.

Após a ameaça, a GM fechou acordo salarial com os metalúrgicos e continuou as conversas com fornecedores e o governo.

A montadora americana encerrou 2018 na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil. O Onix foi o modelo mais vendido pelo quarto ano consecutivo.

Em fevereiro, a Ford anunciou a sua saída do mercado de caminhões na América do Sul, o que levará ao fechamento de sua unidade de São Bernardo do Campo. O governador João Doria busca um comprador para a fábrica.

Fonte: R7

Tocando de Primeira