Juiz bloqueia ordem executiva de Trump que acabava com o DACA nos...

Juiz bloqueia ordem executiva de Trump que acabava com o DACA nos EUA

90
Compartilhar

NOVA YORK Um juiz federal da Califórnia nos EUA concedeu na noite da terça-feira(9) uma liminar nacional suspendendo o fim do DACA, o programa do Obama que deu documentos a imigrantes que chegaram nos EUA antes dos 16 anos.

O juiz William Alsup determinou que a proteção aos cerca de 690 mil jovens imigrantes deve continuar valendo até que um processo contra a decisão do presidente Trump de acabar com o programa seja decidida na Justiça.

O procurador-geral Jeff Sessions acabou com o DACA no dia 5 de setembro de 2017 e deu até 5 de outubro do mesmo ano um prazo para quem tiver o DACA expirado poder renova-lo.

O governo Trump deu até o próximo dia 5 de março de 2018, o prazo para todos os jovens perderem os benefícios do DACA, que incluem carteira de motorista, autorização de trabalho e Seguro Social, mas não ofereceu o green card aos beneficiados.

Desde 5 de setembro, pelo menos 14 mil
jovens já perderam os documentos concedidos pelo DACA.

Mas agora o juiz federal Alsup determina que todos que perderam os benefícios do DACA desde 5 de setembro podem renova-los até que o processo contra a ordem do Trump seja decidido na Justiça.

A decisão judicial pode influenciar inclusive, nos debates que iniciaram no Congresso e culminaram em reunião na Casa Branca sobre a legalização dos jovens do DACA.

Com Jornalista Eduardo Oliveira / Washington Post