Trump recua e diz que ataque na Síria ‘pode não ocorrer tão...

Trump recua e diz que ataque na Síria ‘pode não ocorrer tão breve’

26
Compartilhar

NOVA YORK – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás em seu discurso e afirmou que nunca disse quando haveria um ataque de seu país à Síria. Um dia antes, o americano postou em seu Twitter para que a Rússia se preparasse pois mísseis viriam.

“Nunca disse quando um ataque à Síria ocorreria. Pode ser muito em breve ou não tão breve assim! Em todo caso, os Estados Unidos, sob minha administração, fizeram um grande trabalho de livrar a região de ISIS (sigla do Estado Islâmico). Onde está o nosso ‘Obrigado América?’”, postou há pouco em seu Twitter.

Never said when an attack on Syria would take place. Could be very soon or not so soon at all! In any event, the United States, under my Administration, has done a great job of ridding the region of ISIS. Where is our “Thank you America?”

Na quarta-feira, Trump comentou que a Rússia tinha dito que derrubaria quaisquer mísseis disparados na Síria. “Fique preparada, Rússia, porque eles virão, belos e novos e ‘inteligentes’!”, afirmou. Ele ainda criticou a aliança entre Moscou e o regime de Bashar al-Assad na Síria, chamando este de “Animal Assassino com Gás”.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chegou a responder ao tuíte de quarta, dizendo que “mísseis inteligentes deveriam voar na direção de terroristas, e não na direção do governo legítimo, que tem combatido o terrorismo internacional em seu território por diversos anos”.

As tensões em relação à Síria voltaram a aumentar nos últimos dias, após um suposto ataque com armas químicas que matou dezenas e afetou centenas no país. Os Estados Unidos culpam Assad por essa ação – o líder sírio é aliado da Rússia e também do Irã.

Com Estadão Conteúdo