Embaixadora dos Estados Unidos na ONU renuncia

Embaixadora dos Estados Unidos na ONU renuncia

30
Compartilhar

Haley ainda não explicou os motivos que a levaram a deixar o cargo

Embaixadora dos Estados Unidos na ONU renunciaDuas semanas após o discurso que o presidente Donald Trump fez na Assembleia Geral da ONU e no qual reforçou o patriotismo e rejeitou o “globalismo”, Nikki Haley, embaixadora americana na organização multilateral, decidiu renunciar ao posto.

Haley ainda não explicou os motivos que a levaram a deixar o cargo. Na manhã desta terça (9), ela passou por jornalistas na Casa Branca, mas não fez comentários.

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, escreveu em uma rede social que “o presidente Trump e a embaixadora Nikki Haley” se encontrariam às 10h30 (local, 11h30 de Brasília).O próprio republicano tinha escrito mais cedo que haveria um “grande anúncio” com “minha amiga embaixadora” no Salão Oval, às 10h30.

A ex-governadora da Carolina do Sul foi escolhida como embaixadora na ONU após a vitória do republicano nas eleições presidenciais de 2016. A nomeação ocorreu apesar de ela ter apoiado Marco Rubio, rival de Trump, nas primárias do partido no estado. Depois, Haley respaldou o senador pelo Texas Ted Cruz.

Haley tem sido uma das mais ferrenhas defensoras de Trump. o início do ano, ela anunciou a saída dos EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU, acusando o órgão de ser “hipócrita” e ter um “viés anti-Israel”.

Ela se tornou a mais nova integrante do governo Trump a abandonar o cargo. Haley se junta a nomes como Rex Tillerson, que deixou o posto de secretário de Estado, John McEntee, assessor pessoal, Gary Cohn, assessor econômico, e Steve Bannon, estrategista-chefe.

Em 25 de setembro, durante discurso no plenário da ONU, Trump condicionou o apoio financeiro dos EUA a quem “respeita” e é “amigo” do país.

O republicano rejeitou “a governança global, o controle e a dominação” e defendeu o direito ao isolacionismo, afirmando preferir o patriotismo ao globalismo.

Fonte: www.noticiasaominuto.com.br