ICE prende 114 imigrantes em companhia de jardinagem em Ohio nos EUA

ICE prende 114 imigrantes em companhia de jardinagem em Ohio nos EUA

203
Compartilhar

NOVA YORK – Agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) realizaram mais de 100 detenções nesta terça-feira, dia 05, em uma empresa de jardinagem e paisagismo em Ohio. A operação foi auxiliada por cerca de 200 agentes da polícia em uma das maiores corporações nos últimos anos.

As 114 prisões ocorreram em dois locais da empresa Corso’s Flower & Garden Center, sendo uma em Sandusky, uma cidade turística no Lake Erie, e outra na vizinha Castalia. O ICE disse que esperava encontrar indivíduos com acusações criminais, incluindo roubo de identidade e evasão fiscal.

Nenhuma acusação criminal foi apresentada contra a empresa, mas o empregador está sob investigação, de acordo com informações das autoridades. Dois locais foram revistados, e Khaalid Walls, um porta-voz do ICE, disse que “um grande volume de documentos comerciais” foi apreendido.

A operação em larga escala, auxiliada pela vigilância aérea, faz parte do crescente foco do governo Trump que visa empregadores que contratam pessoas que estão ilegalmente no país.

Em abril, agentes realizaram cerca de 100 detenções de trabalhadores em uma fábrica de processamento de carnes na área rural do Tennessee, outra demonstração de força de alto perfil que lembra a administração do presidente George W. Bush. Nenhuma acusação criminal foi apresentada contra o empregador.

A operação desta terça-feira foi realizada com de forma eficiente e silenciosa. Na instalação de Castalia – coberta de árvores, flores e lonas de vegetação – nenhum trabalhador foi visto correndo, pois cerca de 100 policiais estabeleceram um cerco no perímetro. Uma voz em um rádio chamou a atenção para funcionários específicos que poderiam tentar fugir, mas nenhum fez isso.

A Corso’s descreve-se como uma empresa familiar que atende sete estados com uma estufa de cerca de 15.000 metros quadrados e 19.000 metros quadrados adicionais para o crescimento de crescer plantas perenes. Sua instalação em Sandusky fica na estrada mais movimentada da cidade, em meio a hotéis e lanchonetes fast-food que atendem a turistas que visitam a região durante o verão, a caminho do parque de diversões Lake Erie e Cedar Point.