EUA aceleram processo de deportação de imigrantes sem visto

EUA aceleram processo de deportação de imigrantes sem visto

45
Compartilhar

Tocando de Primeira

O governo dos Estados Unidos fechou ainda mais o cerco à imigração ilegal – e adotou um processo acelerado pra deportar quem vive no país sem visto.

Agentes federais americanos vão poder, a partir de agora, prender e deportar imediatamente imigrantes em situação irregular que não conseguirem provar que estão nos Estados Unidos há pelo menos dois anos.

Tocando de Primeira

A lei de imigração justificava as chamadas deportações sumárias, sem direito a defesa perante um juiz, apenas para indocumentados detidos poucas semanas depois de entrarem no país. E as ações dos agentes federais se limitavam a uma área de menos de 200 quilômetros da fronteira com o México.

Agora, detenções poderão ser feitas em qualquer ponto dos Estados Unidos. Na semana passada, o presidente Donald Trump anunciou que ia deportar mais de dois mil imigrantes ilegais, só que apenas 35 foram presos.

Mesmo com resultados assim, as ações de Trump estão influenciando a opinião pública. Segundo uma pesquisa do Instituto Gallup, 27% dos americanos agora acham que a imigração é o maior problema do país. A mesma pesquisa mostra que o segundo maior problema citado, com 23%, é a liderança deficiente do governo americano.

Fonte: G1

Tocando de Primeira