Brasileiro consegue suspender sua deportação dos EUA

Brasileiro consegue suspender sua deportação dos EUA

326
Compartilhar

NOVA YORK – Um brasileiro indocumentado que reside nos Estados Unidos há 27 anos, conseguiu suspender sua deportação para o Brasil, com uma ordem temporária de permanência junto à Corte Federal de Massachusetts horas antes de embarcar em voo para o Brasil.

A Corte de Apelações do 1º Circuito em Boston determinou que precisa de mais tempo para rever o caso de Elvécio Viana, de 65 anos, natural do município de Divino das Laranjeiras (MG), residente em Nashua (NH).

Os advogados que defendem Viana detalharam que ele entrou nos EUA há 27 anos com um visto de turista. Recentemente, ele aplicou para a residência legal permanente. Entretanto, em 5 de março, ele foi contatado pelo Departamento de Imigração (ICE) e detido. Elvécio foi instruído a comprar uma passagem aérea somente de ida e sair do país em 29 dias.

Viana acionou judicialmente a ordem de deportação e o Departamento de Justiça (DOJ) rejeitou a apelação. Na segunda-feira (2), um juiz federal desconsiderou a decisão do DOJ e, então, os advogados dele apelaram rapidamente. A ordem temporária de permanência foi concedida na terça-feira, ou seja, 14 horas antes do brasileiro ter que estar no aeroporto.

Com Agência AP e Brazilian Voice