Sorteio define caminhos de brasileiros na Libertadores 2018

Sorteio define caminhos de brasileiros na Libertadores 2018

338
Compartilhar

Tocando de Primeira

Sorteio define caminhos de brasileiros na Libertadores 2018

Times foram divididos em quatro potes de acordo com ranking da Conmebol

 

Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Chapecoense conhecerão nesta quarta-feira (20) seus primeiros adversários na Copa Libertadores de 2018. Os sorteios dos grupos e da fase preliminar do torneio acontecem no centro de convenções da Conmebol, às 21 horas (de Brasília), em Luque, no Paraguai.

Tocando de Primeira

Para a fase de grupos, os times estão separados em quatro potes e distribuídos de acordo com o ranking da entidade sul-americana, estabelecido por meio de informações sobre o desempenho dos times nas últimas dez edições da Libertadores, o cálculo de um coeficiente histórico baseado em todas as participações da equipe no torneio e ainda na performance do time nas últimas dez edições dos campeonatos nacionais.

Quatro brasileiros estão no pote 1 do sorteio para a fase de grupos e serão cabeças de chave: Grêmio, atual campeão, Corinthians, campeão brasileiro, Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, e Santos, terceiro colocado no Nacional deste ano. Em função da regra de que não pode haver em um grupo dois ou mais clubes de um mesmo país (a não ser que o segundo venha da fase preliminar da Libertadores), Palmeiras e Flamengo, nos potes 2 e 3, respectivamente, estarão no grupo de uma das outras quatro equipes do pote 1: Boca Juniors, River Plate, Atlético Nacional e Peñarol.

Um eventual grupo com Palmeiras e Peñarol marcaria o reencontro das equipes que protagonizaram duelos marcantes da edição deste ano do torneio – foram duas vitórias palmeirenses de virada por 3 a 2 e confusão com briga generalizada na partida de volta, no Uruguai, pelo Grupo 5, em que o Palmeiras terminou em primeiro e os uruguaios foram os lanternas.

O Flamengo também pode ter um reencontro com expectativa de grande jogo na fase de grupos, se for sorteado na mesma chave que o Independiente, algoz dos cariocas na final da Sul-Americana deste ano. Isso se o time jogar a Libertadores, uma vez que a Conmebol ainda não definiu se punirá ou não a equipe rubro-negra pelas confusões no Maracanã na decisão contra o clube argentino.

Vasco e Chapecoense lutarão por vagas no pote 4 da fase de grupos. As duas equipes jogarão a fase 2 do estágio preliminar da Libertadores, que também terá os seus primeiros confrontos definidos nesta quarta-feira. Se passar desta fase, o Vasco poderá encontrar o Flamengo, do pote 3, no estágio de grupos. Vasco e Chapecoense podem se enfrentar da fase 2, já que estão em potes diferentes.

Pela segunda vez, a competição se estenderá ao longo de toda a temporada, fazendo com que algumas equipes tenham de, no caso das brasileiras, se prepararem ao mesmo tempo para até três grandes torneios: Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores.

A competição que começará em janeiro e tem previsão de terminar em novembro de 2018 deve ser também a última edição da Libertadores com jogos de ida e volta na final, já que a Conmebol estuda mudar o formato para partida única em campo neutro em 2019.

A edição de 2018 é a terceira em que a Conmebol utiliza o seu ranking para definir os cabeças de chave no sorteio – antigamente os melhores colocados nos campeonatos nacionais ocupavam essas vagas.

Dos 47 participantes da próxima edição da Libertadores, 46 estão definidos. A única vaga que falta ser preenchida é a de um representante chileno, que está entre Unión Española e Universidad Concepción. Os dois clubes se enfrentam nesta quarta, no mesmo horário do sorteio, num duelo entre os dois vice-campeões do Campeonato Chileno. O vencedor entra na segunda fase prévia. O Concepción ganhou o jogo de ida por 1 a 0 e leva vantagem para o segundo jogo. Caso a Unión Española ganhe, ela entrará no pote 1 dos confrontos da segunda fase prévia. Se der Concepción, o representante chileno entraria no pote 2. Assim, o Melgar-PER subiria para o pote 1.

Confira todos os potes:
POTE 1
River Plate-ARG
Boca Juniors-ARG
Grêmio
Atlético Nacional-COL
Peñarol-URU
Santos
Corinthians
Cruzeiro

POTE 2
Independiente-ARG
Emelec-EQU
Estudiantes-ARG
Cerro Porteño-PAR
Palmeiras
Bolívar-BOL
Libertad-PAR
Universidad de Chile-CHI

POTE 3
The Strongest-BOL
Colo-Colo-CHI
Racing-ARG
Flamengo
Defensor-URU
Alianza Lima-PER
Millonarios-COL
Real Garcilaso-PER

POTE 4
Atlético Tucumán-ARG
Deportivo Lara-VEN
Monagas-VEN
Delfín-EQU
Classificado da 2º fase preliminar
Classificado da 2º fase preliminar
Classificado da 2º fase preliminar
Classificado da 2º fase preliminar

Fase preliminar
Segunda Fase

POTE 1
Nacional-URU
Santa Fe-COL
Guaraní-PAR
Independiente del Valle-EQU
Jorge Wilstermann-BOL
Unión Española*-CHI
Vasco
Junior Barranquilla-COL
(Melgar)-PER

POTE 2
Melgar-PER (pode ir para o pote 1 se o Universidad Concepción vencer a Unión Española)
Chapecoense
Banfield-ARG
Santiago Wanderers-CHI
Carabobo-VEN
Universidad Concepción*-CHI
Classificado da 1ª fase preliminar
Classificado da 1ª fase preliminar
Classificado da 1ª fase preliminar

Primeira fase preliminar
POTE 1

Olimpia-PAR
Universitario-PER
Deportivo Táchira-VEN

POTE 2
Montevideo Wanderers-URU
Oriente Petrolero-BOL
Macará-VEN

Sul-Americana
São Paulo, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, Atlético-PR e Bahia também conhecerão nesta quarta-feira seus adversários na Copa Sul-Americana. O sorteio que determinará os rivais destas equipes brasileiras na competição continental acontecerá logo depois da definição dos grupos da Libertadores.

 

 

 

 

Tocando de Primeira