Conseguirá Thiem, enfim, derrotar Nadal em Roland Garros, domingo?

Conseguirá Thiem, enfim, derrotar Nadal em Roland Garros, domingo?

38
Compartilhar

Thiem, à esquerda, e Nadal vão se enfrentar pela terceira vez em Roland Garros | AFP

Thiem vai disputar a sua primeira final em Roland Garros

Por duas vezes, Dominic Thiem e Rafael Nadal se enfrentaram em Roland Garros até hoje. Em 2014, no primeiro dos nove confrontos entre ambos na carreira, o espanhol venceu sem dificuldades, por 6/2, 6/2 e 6/3. No segundo, na semifinal do ano passado, o decacampeão também se impôs, vencendo por 6/3, 6/4 e 6/0.

Pois, no domingo, o austríaco terá nova chance de, enfim, mostrar que aprendeu a derrotar o líder do ranking em seu piso preferido. Isto porque, nesta sexta, Thiem derrotou o italiano Marco Cecchinato, por 7/5, 7/6 (12/10) e 6-1, para alcançar sua primeira final de Grand Slam na carreira. Nadal, por sua vez, eliminou o agentino Juan Martin Del Potro, por 6/4, 6/1 e 6/2.

Pelo segundo ano consecutivo, Thiem foi o único a derrotar o número 1 do mundo no saibro. Na temporada passada, a vitória foi nas quartas de final do Masters 1000 de Roma. Mês passado, o triunfo aconteceu nas quartas de final do Masters 1000 de Madri.

Resta saber se, domingo, o austríaco estará pronto para fazer o que, até, hoje, apenas dois jogadores conseguiram em 87 partidas: derrotar Nadal em Paris. O primeiro a conquistar tal feito foi o sueco Robin Soderling, nas oitavas de final de 2009. Três anos atrás, o autor da façanha foi o sérvio Novak Djokovic.

Teoricamente, para vencer o primeiro Grand Slam, Thiem terá que manter seu incrível jogo agressivo num nível ainda não visto até agora. Mesmo porque, obviamente, o austríaco ainda não duelou com ninguém com estilo parecido com o de Nadal em Roland Garros.

IGUALOU FEDERER: A vitória desta sexta-feira sobre Delpo garantiu ao espanhol a 11ª final em Roland Garros. Na Era Aberta (desde 1968), apenas um tenista havia chegado tantas vezes à final de um mesmo Grand Slam: o suíço Roger Federer, em Wimbledon.

Em semifinais de Grand Slam, Nadal tem, agora, 23 vitórias e três derrotas. A última vez que ele caiu nesta fase foi justamente para Del Potro, no US Open de 2009, quando o argentino conquistou seu primeiro Slam.

Via POR GUSTAVO LOIO – O Globo