Como se preparar para uma prova de corrida

Como se preparar para uma prova de corrida

353
Compartilhar

Como se preparar para uma prova de corrida

Se você quer dicas para se preparar para uma prova de corrida, é importante que você continue lendo este artigo. Afinal, uma corrida não se ganha apenas com vontade – embora isso ajude bastante!

Pedalar longas distâncias é um desafio e precisa ser encarado como tal.

Por essa razão, estar preparado física e psicologicamente, além de ter o seu equipamento adequado é essencial.

A seguir você verá, com as nossas dicas para se preparar para uma prova de corrida, que essa preparação vem com algumas atitudes, como, por exemplo, uma alimentação adequada no dia anterior.

Quer saber mais? Então continue a ler este artigo até o final e saiba mais a respeito de como você deve se preparar para uma prova de corrida adequadamente. Vamos nessa?

Dica 01: Informe-se

Informar-se com quem já competiu uma corrida antes é essencial para que você saiba o que está por vir. Converse, pegue dicas e saiba qual o tempo estimado para concluir a distância da prova.

Dessa maneira você terá uma melhor noção de como se programar

Assim como também realizar uma melhor organização da sua alimentação.

Dica 02: Alimentação

Saber quanto tempo você terá que manter um esforço no dia seguinte. Sabendo disso você pode ingerir bebidas com carboidrato, géis e frutas a cada 45 minutos nos seus treinos.

Dica 03: Clima

Observar a previsão do tempo é uma boa forma de não ser pego de surpresa no meio da prova. Em caso de sol, roupas frescas, óculos com lentes escuras e, principalmente, protetor solar.

Água e isotônico para hidratação são essenciais também nesses casos.

Em caso de chuva, é recomendado levar um casaco corta-vento que é impermeável e fácil de levar. Você pode dobrá-lo e guardar no bolso, assim como pernitos e manguitos, para se prevenir do frio.


Marelli

Dica 04: De olho na estrada

Se for o seu primeiro pedal, procure escolher um percurso conhecido para que você possa se sentir mais seguro.

Assim, isso também facilitará a logística e lhe dará uma melhor noção para saber que ritmo dar na hora de começar a competição.

Em caso de percursos desconhecidos, é preciso ter cautela e procurar manter um ritmo moderado. Que permita poupar energia para momentos em que for necessário algum esforço maior.

Dica 05: Relaxe

Outra das muitas dicas para se preparar para uma prova de corrida que podemos oferecer é relaxar. Tire tempos para você dar uma alongada, relaxar os músculos e ativar a circulação do sangue.

Um longo tempo em cima da bicicleta faz com que o seu corpo fique cansado. A musculatura do corpo fica dolorida por conta do esforço repetitivo e contínuo.

Se não quiser perder tempo, procure fazer isso enquanto desce ou em trechos planos sem muita irregularidade.

Dica 06: Kit básico de manutenção

Além dos acessórios básicos, como capacete, luvas, óculos e roupa apropriada, é importante levar consigo um kit de manutenção. Esse kit conta com câmaras de ar extras, bombas de ar ou cápsulas de CO2, espátulas e ferramentas portáteis para ajustes no selim, guidão, câmbio ou outras partes da bike.

Assim como é importante levar dinheiro e celular para emergências, além de colete refletivo e faróis dianteiro e traseiro, caso a pedalada se estenda pela noite – e mantenha a sua segurança.

Afinal, é melhor se prevenir em caso de imprevistos para que você não se prejudique na hora de sua prova.

Essas são algumas das dicas para se preparar para uma prova de corrida, elas envolvem uma boa alimentação cuidados com a sua saúde e a sua segurança de um modo geral.

Veja mais dicas interessantes no site Dicas para Ciclistas.

E aí, gostou do artigo acima? Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de ficar de olho em mais novidades para você e seus amigos. Até a próxima!