Arrascaeta sonha com Copa do Mundo e pode ser 11º cruzeirense a...

Arrascaeta sonha com Copa do Mundo e pode ser 11º cruzeirense a disputar o Mundial

39
Compartilhar

O Cruzeiro pode ter em 2018 mais um jogador de seu elenco convocado para disputar uma Copa do Mundo.

A bola da vez é Giorgian De Arrascaeta, um dos possíveis relacionados para defender o Uruguai no Mundial da Rússia. Se o meia-atacante, que admite ansiedade pela convocação, for chamado pelo técnico Óscar Tabárez para atuar pela Seleção do Uruguai, ele será o 11º cruzeirense da história a disputar a competição. (veja lista abaixo)

“A ansiedade sempre vai ter, porque tem uma Copa do Mundo que tenho a possibilidade de estar lá. Trato de dar o melhor no meu time, elenco, focar no Cruzeiro. Depois, é o treinador que vai resolver de lá”, comentou Arrascaeta em entrevista na Toca II na manhã desta quarta-feira.

Com apenas 23 anos, Arrascaeta pode disputar sua primeira Copa do Mundo. E se de fato for convocado por Tabárez, será também o primeiro uruguaio jogador do Cruzeiro a disputar um Mundial.

A Raposa cedeu dois gringos para a Argentina em Copas do Mundo: o zagueiro Perfumo, na Copa de 1974, na Alemanha Ocidental, e Sorín, em 2002, na Coreia e no Japão.

A data da convocação oficial do Uruguai para a Copa do Mundo da Rússia ainda não tem data definida. Arrascaeta acredita que os nomes dos jogadores convocados devem ser divulgados na próxima semana por Óscar Tabárez.

Outros cruzeirenses na Copa

O último jogador convocado para disputar uma Copa do Mundo e que à época defendia o Cruzeiro foi o meia Gilberto, chamado por Dunga em 2010 para jogar improvisado na lateral-esquerda. Naquela edição o jogador participou de dois jogos, vitória por 3 a 0 contra o Chile, nas oitavas de final, e na partida que culminou com a eliminação do Brasil, derrota por 2 a 1 para a Holanda, nas quartas. Em ambos os compromissos, Gilberto começou no banco de reservas e entrou no decorrer do confronto.

O primeiro foi Tostão, maior artilheiro do Cruzeiro com 245 gols, convocado para a Copa de 1966 quando tinha apenas 19 anos. Em 1970 o meio-campista também foi convocado e fez parte do escrete tricampeão do mundo no México, em uma das seleções mais fantásticas da história.

Até agora 10 jogadores que defendiam o Cruzeiro foram convocados para disputar Copas do Mundo. Entretanto foram 13 convocações de cruzeirenses para mundiais. Tostão foi chamado duas vezes, Piazza e Nelinho também jogaram duas copas cada um.

Atletas do Cruzeiro convocados para Copas do Mundo

Pela Seleção Brasileira:

Tostão – 1966 e 1970
Piazza – 1970 e 1974
Fontana – 1970
Nelinho – 1974 – 1978
Ronaldo – 1994
Dida – 1998
Edilson – 2002
Gilberto – 2010

Pela Seleção Argentina:

Perfumo – 1974
Sorín – 2002

Via Hoje em Dia