Cidades do Entorno do DF têm mais de 40 presos por crimes...

Cidades do Entorno do DF têm mais de 40 presos por crimes eleitorais

456
Compartilhar

ELEIÇÕES 2016

Correio Braziliense

Na manhã deste domingo (2/10), pelo menos 42 pessoas foram presas na Área Metropolitana de Brasília (Amib) acusadas de crimes eleitorais, entre elas, dois candidatos, um a vereador de Valparaíso e outro um a prefeito de Cocalzinho de Goiás. As informações são dos cartórios eleitorais das cidades.

Dr. Guilherme Sucupira, candidato a prefeito pelo PMDB, recebeu voz de prisão por distribuição de panfletos no distrito de Girassol, localizado a 45 km da sede de Cocalzinho. Outras sete pessoas foram acusadas junto com ele.

Em Valparaíso de Goiás, Roister Kimbal Jacob Caldeira (PR), concorrendo com o nome Bitty, foi preso por boca de urna.

Os candidatos Dr Guilherme (esq.) e Bityy (dir.) foram presos por crime eleitoral
Os candidatos Dr Guilherme (esq.) e Bityy (dir.) foram presos por crime eleitoral

Em Santo Antônio do Descoberto a Polícia Militar do Goiás prendeu mais de 10 pessoas acusadas de boca de urna e uso de bebida alcoólica em frente a um comércio. “Eu recebi uma ligação do juiz eleitoral dizendo que tinha visualizado o vídeo dessa situação”, contou o Tenente Espíndola sobre a ocorrência. Os detidos ficarão na delegacia até o encerramento das votações. Outras 20 pessoas também foram presas por boca de urna no Novo Gama.

Apesar das prisões, o cenário em Santo Antônio do Descoberto é diferente de Águas Lindas. As ruas têm pouca sujeira e locais de votação estão tranquilos. O eletricista Wesley Costa, 36, está percorrendo locais perto seções para retirar os folhetos da campanha da irmã. “O prefeito jogou os santinhos dele e a foto dela está atrás. Como a gente não tem dinheiro pra pagar a multa, vou pegar o que eu puder”, relata. A corrida eleitoral na cidade foi marcada pela violência. Marina Alves, 49 anos, se diz receosa com a situação que o município vivenciou nos últimos meses. “Aqui você não pode declarar se tem algum candidato por medo. Principalmente se for servidor. Espero que quem entre faça alguma coisa pela cidade” declara a professora.

Policiais prendem eleitores por boca de urna e Lei Seca, em Santo Antônio do Descoberto
Policiais prendem eleitores por boca de urna e Lei Seca, em Santo Antônio do Descoberto

Em Aguas Lindas, um fiscal de coligação de partido foi detido por propagando ilegal. Gilberto Rosa Viana, 36 anos, estava com um adesivo do candidato a prefeito do município, Geraldo Messias. Até às 14h deste domingo (2/10) este era o terceiro caso investigado na cidade relacionado às eleições. Ao todo, duas pessoas foram detidas por boca de urna (incluindo o fiscal da coligação de partido) e mais uma por envolvimento em irregularidades ainda não esclarecidas.

O delegado eleitoral da 1ª Delegacia de Águas Lindas, Danilo Victor Nunes de Souza, explicou que segundo as regras eleitorais é permitido usar adesivos e broches das siglas de partidos, mas não do candidato específico que concorre ao pleito, seja para prefeito ou vereador. O caso configura como boca de urna.

Entenda: Ride e Área Metropolitana de Brasília

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) é composta por 21 municípios de Goiás e de Minas Gerais, além de Brasília e ela foi instituída por lei complementar em 1998. Por causa da forte influência do DF em cidades vizinhas, a Companhia de Planejamento do DF criou a Área Metropolitana de Brasília (Amib) para facilitar o entendimento sobre esses municípios mais próximos e mais dependentes do DF. A Amib compreende 12 municípios goianos.

logo face latino

Deixe um comentário

dez + 19 =